77 anos (8 de fevereiro de 1944)
Aimorés, Minas Gerais, Brasil
Durante o período entre 1971 e 1973, trabalhou para a Organização Internacional do Café, em Londres. Já, quando estava em uma viagem na África, onde coordenava um projeto sobre a cultura do café em angola, Sebastião decidiu tornar-se fotógrafo.
8 de fevereiro de 1944 (idade 77 anos)
Aimorés, Minas Gerais, Brasil
Universidade de São Paulo
Carreira de fotógrafo Em 1973, de volta à Paris, Sebastião Salgado iniciou sua carreira como fotógrafo profissional. Como free-lance, fez reportagens fotográficas para as agências Gamma, Sygma e Magnum. Na Gamma, ele registrou imagens da Revolução dos Cravos.
Sebastião Salgado foi internacionalmente reconhecido e recebeu praticamente todos os principais prêmios de fotografia do mundo como reconhecimento por seu trabalho. Fundou em 1994 a sua própria agência de notícias, As Imagens da Amazônia, que representa o fotógrafo e seu trabalho.
Nomeado como representante especial do Unicef em 3 de abril de 2001, dedicou-se a fazer crônicas sobre a vida das pessoas excluídas, trabalho que resultou na publicação de dez livros e realização de várias exposições, tendo recebido vários prêmios e homenagens na Europa e no continente americano.
O fotojornalismo possui certos aspectos linguísticos que o classificam como tal. As fotos podem conter textos, pois eles: dão sentido à imagem, chamam atenção a aspectos dela, a complementam informativamente, ancoram significados e ajudam a direcionar o leitor, analisam, interpretam, comentam etc.
O Instituto Terra, na Fazenda Bulcão, em Aimorés, Minas Gerais, foi fundado por Sebastião Salgado e sua mulher, Lélia, em 1998. A fazenda, transformada em Reserva Particular de Patrimônio Natural tem o objetivo de recuperar a mata nativa e as águas de toda a sua área.
O Instituto Terra foi fundado em abril de 1998, em Aimorés (MG), por Lélia Deluiz Wanick Salgado e Sebastião Salgado, com o objetivo de desenvolver ações de recuperação e educação ambiental e promover o desenvolvimento sustentável no Vale do Rio Doce.
O primeiro passo foi transformar a área em uma Reserva Particular do Patrimônio Natural – RPPN Fazenda Bulcão.
RPPN Fazenda Bulcão, sede do Instituto Terra, no ano de 2013, quase totalmente recoberta pela vegetação de Mata Atlântica. Até janeiro de 2019 foram plantadas mais de 2,5 milhões de mudas de 297 espécies nativas de Mata Atlântica em uma área total de 709,84 hectares.
Nesse caso, o procedimento mais recomendável é o Reflorestamento, que deve ser realizado, preferencialmente, com espécies nativas da região, mesmo aquelas que foram completamente retiradas da área da floresta e que se encontram apenas em outros locais.
O enquadramento ou ângulo ao nível dos olhos produz fotos capazes de colocar o seu espectador na mesma altura do tema principal de sua foto, isto transmite estabilidade para sua fotografia.
O enquadramento certo e a composição adequada da imagem são essenciais para uma boa fotografia. Isso evita, por exemplo, ter uma imagem muito bacana em primeiro plano e no fundo algo desagradável e que acaba roubando toda a atenção e a intenção da fotografia. ...
5 Diretrizes simples do enquadramento fotográfico
ângulo normal, quando está no nível dos olhos da pessoa ou assunto; ângulo plongée, quando a câmera está acima dos olhos, voltada para baixo (também conhecido como câmera para baixo); contra-plongée, também conhecido como câmera baixa, abaixo do nível dos olhos.
A origem da palavra fotografia vem do grego (foto=luz/grafia=escrita) que significa escrever com a luz.
A origem etimológica de “fotografia” vem do grego e significa "gravar com luz": "foto" (luz) e "graphein" (escrever,gravar).
Aqui estão alguns critérios que fazem a diferença entre fotografia artística e a fotografia clássica: A imagem apresenta a visão artística do fotógrafo profissional, A foto artística expressa uma ideia, uma emoção ou uma mensagem, A foto artística apresenta uma ótima técnica fotográfica.
Do grego phosgraphein, que significa literalmente “marcar a luz”, “registrar a luz” ou “desenhar na luz”. A palavra grega é formada a partir da junção de dois elementos: phos ou photo, que significa “luz”, e graphein, que quer dizer “marcar”, “desenhar” ou “registrar”.