As águas com maior qualidade permitem a existência de usos mais exigentes, enquanto águas com pior qualidade permitem apenas os usos menos exigentes. O “rio que temos” representa a condição atual do corpo d'água, a qual condiciona seus usos.
Cor é a característica que comprova a presença de substâncias dissolvidas na água, resultando no grau de coloração da mesma. Turbidez é a característica que comprova a presença de partículas em suspensão, resultando num aspecto turvo da água.
Turbidez, ou turvação, é uma propriedade física dos fluidos que se traduz na redução da sua transparência devido à presença de materiais em suspensão que interferem com a passagem da luz através do fluido.
Ocupação adequada do solo é a maneira mais correta para diminuir a turbidez das águas naturais contribuindo assim, para a diminuição de custos e qualidade do produto final, água potável. Os padrões recomendam mantê-la igual ou inferior a 1 mg.
Fervura. Ferver a água é também um método bastante seguro para tornar a água potável, em áreas que não têm filtros ou purificadores, no entanto, para garantir que os micro-organismos foram eliminados, é recomendado passar a água por um pano limpo e, depois, ferver a água por, pelo menos, 5 minutos.
A calibração de turbidimetro é realizada em comparações com padrões de referência: a empresa calibra em 3 ou mais pontos da escala de acordo com a necessidade do cliente, onde em cada ponto são efetuadas três replicações para cálculos estatísticos.
A capacidade da água de conduzir uma corrente elétrica é denominada condutividade e depende da concentração dos íons presentes na solução: cátions e ânions.
Qual a função do medidor de Condutividade Elétrica (EC)? Este aparelho é capaz de medir a condutividade elétrica da água, exatamente assim: a água conduz eletricidade pois nela existem diversos íons dissolvidos, os quais possuem cargas elétricas. ... Porém, é praticamente impossível obter água totalmente pura.
O valor máximo recomendado de acordo com a Portaria do Ministério da Saúde nº 2.
Água Ultrapura – Equipamentos analíticos mais sensíveis geram demanda por água de melhor qualidade. ... A água deionizada tem condutividade da ordem de 1 a 0,1 µS/cm (resistividade de 1 a 10 MΩ-cm) e precisa ser gerada por leito misto de deionização com resinas fortemente básicas.
O método mais comum para obter água desmineralizada é através de equipamentos de troca iônica. Neste procedimento, o polímero das resinas libera íons de sódio, hidrogênio ou hidroxila para associar com os cátions e ânions dessas substâncias.
Na verdade, as duas formas de água são “puras” e de qualidade, e cada uma tem um uso específico. Enquanto a destilação retira os sais minerais, a desmineralização remove completamente os íons de minerais. Tanto a indústria quanto os laboratórios utilizam os dois tipos, dependendo da finalidade da água.