O aumento na temperatura aumenta a energia cinética das partículas dos reagentes, aumentando a quantidade de choques efetivos e a velocidade das reações. Quanto maior for a temperatura, maior será a velocidade de uma reação.
a–As queimadas se alastram mais rapidamente quando está ventando, devido à alta concentração de gás oxigênio contida no vento.
a) Quanto menor for a temperatura, maior será a velocidade de uma reação. Pois, conforme a teoria, o aumento na temperatura causa o aumento na energia cinética das partículas dos reagentes, e consequentemente aumenta a quantidade de choques efetivos e a velocidade das reações.
Se aumentarmos a temperatura do sistema, o equilíbrio químico será deslocado no sentido da reação endotérmica, que nessa reação é para a direita, no sentido de formação do ozônio. Isso ocorre para que o calor seja absorvido e se atinja novamente o equilíbrio.
o aumento da temperatura desloca o equilbrio no sentido na reacção que absorve o calor, e a diminuição da temperatura desloca o equilibrio no sentindo da reação que libera o calor!
Se a temperatura aumentar, haverá o deslocamento do equilíbrio no sentido da reação endotérmica, mas se ela diminuir, o deslocamento será no sentido da reação exotérmica.
Existem três fatores que podem gerar essa espécie de “perturbação” numa reação em equilíbrio químico e assim provocar o seu deslocamento, que são: concentração das substâncias participantes na reação, temperatura e pressão.