Podemos entender que, quanto maior a massa de um corpo, maior é sua inércia e mais difícil é para colocar esse objeto em movimento ou pará-lo.
No caso quando se puxa rapidamente o papel, a moeda permanece em repouso, pois a força de atrito gerada ao puxar o papel não foi suficiente para movê-la.
"Todo corpo continua em repouso ou em movimento retilíneo e uniforme, a menos que uma força atue sobre ele". Assim, se ele está em repouso continuará em repouso; se estiver em movimento, continuará se movendo em linha reta e com velocidade constante. Quando a força acelera o cartão, a moeda cai no copo.
A 1a Lei de Newton Até o início do século XVII, pensava-se que para se manter um corpo em movimento era necessária uma força atuando sobre ele. Essa idéia foi totalmente revirada por Galileu, que afirmou: "Na ausência de uma força, um objeto continuará se movendo em linha reta e com velocidade constante".
Resposta. Segundo a segunda lei de Newton(lei fundamental da dinâmica): F=m.a. Quando a soma de todas as forças for igual a zero significa que o corpo está em equilíbrio. ... Dessa forma, quando a aceleração for igual a zero o corpo pode estar parado ou em Movimento Retilíneo Uniforme.