Logo, quanto maior for a eletropositividade de um átomo, isto é, quanto maior for a tendência do átomo em perder elétrons e formar cátions, menor será sua energia de ionização. A 1ª energia de ionização é a energia necessária para remover um elétron de um átomo neutro na forma gasosa.
O berílio e o magnésio, por causa das suas respectivas energias de ionização, apresentam os valores mais altos de potenciais de redução (assim, os menores potencias de oxidação) do grupo 2A. Ao passo que os potenciais dos outros metais, são equiparáveis com os alcalinos.
frâncio
Os metais alcalinos estão na família 1A e ao dizer que está no quarto período significa que está na 4a. linha horizontal. Portanto, o elemento é o potássio (K= 19/ número atômico).
RUTHERFÓRDIO
Elementos de transição também são conhecidos como Metais de transição. ... Elementos de transição externa - se apresentam em três níveis: Primeira série de transição: titânio, vanádio, cromo, manganês, ferro, cobalto, níquel e cobre.
Os elementos de transição interna são os actinídeos e lantanídeos, que pertencem ao grupo 3 da Tabela Periódica....Veja o nome e a sigla de todos eles:
O nome "transição" vem da posição dos elementos na tabela, representando a transição do grupo 2 ao 13, pela sucessiva adição de elétrons ao orbital d.
Os elementos que constituem seus elétrons mais energéticos situados em subníveis s ou p, são denominados elementos representativos. b) Alternativa correta. Os elementos que constituem seus elétrons mais energéticos situados em subníveis d são denominados elementos de transição externa.
Quando o subnível mais energético é do tipo “s” ou “p”, o elemento é de transição. Falso - o elemento é representativo.
Os representativos variam no número de elétrons da última camada que é a de valência já os metais de transição têm sua variação nos números de elétrons de orbitais. Na tabela periódica isso fica claro, os elementos representativos são aqueles que pertencem às famílias que antes eram indicados pela letra A, 1A, 2A etc.
Os representativos variam no número de elétrons da última camada, a de valência. E há os que têm sua variação no número de elétrons da penúltima camada, como os actinídeos e os lantanídeos. Os da penúltima camada são chamados de elementos de transição externa; os da penúltima, elementos de transição interna.