R$ 2.
São elas: apiterapia, aromaterapia, bioenergética, constelação familiar, cromoterapia, geoterapia, hipnoterapia, imposição de mãos, ozonioterapia e terapia de florais. Com as novas atividades, ao todo, o SUS passa a ofertar 29 procedimentos à população. “O Brasil passa a contar com 29 práticas integrativas pelo SUS.
Para se tornar um Psiquiatra é preciso fazer um curso de Medicina, com seis anos de duração, e depois ingressar em uma Residência Médica ou Especialização de três anos em Psiquiatria.
Psicologia: Faculdade própria, com, em média, 5 anos de duração. Psiquiatria: Para se tornar um Psiquiatra, primeiro é preciso fazer a faculdade de Medicina, que tem uma duração média de 6 anos, e depois ingressar em uma residência por cerca de mais 3 anos.
Para atuar como psicólogo no mercado de trabalho é preciso concluir o curso superior em Psicologia e estar devidamente registrado no Conselho Regional de Psicologia (CRP). A graduação de Psicologia tem duração média de 5 anos e exige que o aluno faça estágio para obtenção do diploma.
O psiquiatra é o médico especializado pelo estudo, prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação de pacientes que sofrem com distúrbios mentais orgânicos ou funcionais, como depressão, transtorno bipolar, esquizofrenia, demência e transtornos de ansiedade.
O profissional que deseja se formar psiquiatra deve ser paciente, com habilidade em prover escuta ao paciente. Deve ser acostumado a lidar com doenças crônicas, com baixas taxas de sucesso em remissão de sintomas.
Mas afinal, quando procurar um psiquiatra?
O médico psiquiatra irá conduzir uma espécie de entrevista, chamada de anamnese, levantando todos os pontos relevantes sobre o paciente. Nesta primeira consulta, o psiquiatra pode solicitar exames variados para complementar sua investigação e já agendar um retorno.