Entenda que 7.
Então um pilar básico de 14×26 aguenta uma carga de aproximadamente 65 toneladas com segurança.
O volume de concreto de uma sapata calculado a partir da soma do volume do tronco de pir mide (parte superior da sapata) com o volume da base da sapata.
Para calcular a área das fôrmas vamos primeiro calcular a área de cada lateral:
Volume da sapata da edificação: 1,00 x 1,00 x 0,20m x 22 = 4,40m³ Volume da sapata do muro: 0,50 x 0,60 x 0,20 x 31 = 1,86m³ Total de concreto: 4,40 + 1,86 = 6,26m³
Neste artigo, mostrarei uma forma de estimar a pressão admissível do solo por meio do ensaio de SPT. Após estimar a tensão admissível do solo pode-se configurar o seu valor no Eberick através do menu Estrutura - Configurações – Projeto - Dimensionamento – Sapatas.
A NBR 6122 (ABNT, 2010) destaca que a tensão admissível de um solo pode ser encontrada através de três métodos distintos: métodos teóricos; semiempíricos e ensaio de prova de carga sobre placa.
Agora, por fim, para determinar a tensão admissível do solo através de métodos teóricos, devemos dividir a capacidade de carga calculada pelo fator de segurança de 3,0.
Sendo que essa tensão admissível é obtida dividindo a tensão de falha (nesse caso, a tensão de ruptura por cisalhamento ) pelo fator de segurança . Podemos calcular dessa forma, e calcular em função do diâmetro. Ao substituir esses valores na condição de projeto , vamos poder isolar o diâmetro.
A tensão admissível consiste no valor-limite da tensão a que um determinado órgão num certo material está sujeito e que servirá para o dimensionamento das suas secções resistentes.
Já a tensão admissível do aço depende do coeficiente de segurança do projeto. Quanto ao módulo de elasticidade, é de 190 GPa (27577 ksi), porém, ainda pode chegar a 210 GPa (30458 ksi). Por ser um aço para beneficiamento com baixa temperabilidade, não é recomendado o uso para seções superiores a 60 mm.
A compressão ocorre quando a força axial aplicada estiver atuando com o sentido dirigido para o interior da peça. ... A compressão tem muitas implicações na resistência dos materiais, na física e na engenharia estrutural, pelo fato da compressão produzir quantidades consideráveis de stress e tensão.