Já o fermento biológico seco, possui uma data de validade maior e pode ser mantido fora da geladeira. Manter o produto em local limpo, fresco e seco, sem abrigo da luz. Após aberto o pacote a vácuo, deve-se guardar no refrigerador durante no máximo 06 (seis) semanas, pois assim ele não perderá seu poder fermentativo.
Olá, essa resposta é sempre dificil porque fermento natural como nome diz é fermento que vêm do ambiente, se o teu ambiente é rico em leveduras então tens um fermento natural potente e vais precisar de muito pouco, se o teu ambiente é mais estéril então vais ter um fermento natural fraco ou nada e vais precisar de uma montanha… a ideia do fermento natural é criares, experimentares cozinhar com ele e depois ficas com uma ideia da potência, já percebi que tenho mesmo de fazer um artigo sobre isto hehehehe, espero que tenha ajudado e até a próxima!
Então, para substituir o fermento pronto na sua casa, basta colocar no bolo uma pequena quantia de bicarbonato de sódio e, ao final do preparo, acrescentar o ácido! Pode ser suco de limão, creme tártaro ou até um pouco de vinagre branco.
Para cada 1 kg de farinha, a quantidade de fermento a ser utilizada é de 20 g (ou duas colheres de sopa) de fermento seco de massa doce. Na hora de fazer a substituição, vale também lembrar que cada tablete de fermento fresco é o equivalente a 5 g (meia colher de sopa) de fermento seco.
10 gramas de fermento biológico seco = 1 colher (sopa) ou 1 envelope.
O fermento químico, aquele em pó usado em receita de bolo, deve ser mantido bem longe da geladeira, em lugar seco e fresco. Já o fermento biológico deve ser mantido na geladeira, sempre refrigerado. O seu prazo de validade, porém, é mais curto. Ou seja: é importante usá-lo rapidamente!
O fermento fresco é 3 vezes mais fraco que o fermento seco, por isso toda vez que a receita pedir por fermento fresco e você só tiver o seco em casa, basta usar 1/3 da medida de fermento biológico seco.
Para substituir fermento fresco por fermento seco, você tem que dividir a quantidade de fermento na receita por 3, ou seja, use um terço de fermento seco, da quantidade habitual de fresco. Por exemplo: se a receita pede 30g de fermento fresco, substitua por 10g de fermento seco.
Para cada 1 kg de farinha, a quantidade de fermento a ser utilizada é de 20 g (ou duas colheres de sopa) de fermento seco de massa doce. Na hora de fazer a substituição, vale também lembrar que cada tablete de fermento fresco é o equivalente a 5 g (meia colher de sopa) de fermento seco.
COMO ATIVAR O FERMENTO SECO? Defina a quantidade de fermento seco a ser utilizada, conforme a receita. Em um bowl coloque água ou leite mornos (na quantidade indicada na receita). Só cuidado com a temperatura. Se a água estiver muito quente o fermento pode morrer.
Normalmente coloco o pedaço de fermento na porta geladeira na noite anterior, tirando do freezer e passando para baixo. Retire da geladeira e deixe em temperatura ambiente por 30 minutos. Agora o fermento está pronto para ser usado em qualquer receita que você precisar.
Agora se tens fermento fresco de uma padaria ou de um amigo ou que tenhas feito em casa, depende, tens de perguntar ao padeiro ou testar, porque alguns fermentos são muito potentes o que eu arranjo da minha padeira, só preciso de uma colher de chá bem cheia para 1kg de farinha (metade do fermento fresco comercial que se vende por Portugal), por isso se não sabes tens de experimentar, podes ver logo no processo de levedura se a massa não duplicar de tamanho numa boa condição, então se calhar precisava de mais!
Tabela de Conversão de Fermentos:
Não bata o Fermento: Se sua receita for feita no liquidificador, batedeira ou mixer evite bater o fermento, misture ele na massa com uma colher com delicadeza e sempre no final do preparo.
O fermento seco tem o prazo de validade bem longo que o fermento fresco. Sendo assim, ele permite que você possa comprar em maior quantidade e armazenar. Ele também não precisa de refrigeração e rende bem mais que o fermento fresco. O fermento seco instantâneo tem o mesmo efeito que o normal (fermento biológico seco).
Isso não funciona assim especialmente com fermento/levedura fresco, visto que existem muitas variáveis, depende do teu fermento fresco (se ele é mais fraco ou forte), da maneira como activas o fermento (suficiente açúcar, água morna), depois da maneira como este interage com a massa se a massa por exemplo for mais salgada, o fermento terá mais dificuldade, dai que muitos pães só adicionam o sal no fim ou por fora para garantir que a massa cresce o máximo possível, também por fim depende da quantidade de massa, pouca massa cresce mais rápido que muita massa.
Além disso, por conter aproximadamente 70% de água, o fermento fresco precisa ser convertido quando há o desejo de substituir por fermento seco na receita. A proporção é de 1 medida de fermento biológico seco para 3 medidas de fermento biológico fresco.
Se fizeres muito pão e precisas de mais quantidade de massa mãe, faz multiplos potes ou um maior, para saberes a quantidade correta tens de experimentar umas vezes para ver se fica ao teu gosto, como é um produto caseiro ao contrário de um comercial vai ser menos consistente, nota também que o fermento natural vai ter mais tendencia para ficar mais ácido, espero que tenha sido util e até a próxima! ;D
Fermentos são essenciais para a cozinha moderna, graças a eles pode-se criar uma variedade de produtos deliciosos, fofos, macios e de fácil digestão, mas também é importante saber escolher a medida certa e o tipo certo de fermento para cada receita.
Bem o que recomendo em Portugal é ires a uma padaria e pedir por fermento fresco, praticamente todas as padarias vendem, claro que uns fermentos biológicos são mais fortes que outros, mas é só uma questão de experimentar e depois já sabes o quanto tens de usar, se queres comercial o mais comum é fermento biológico/padeiro em pó que podes encontrar com facilidade em supermercados na secção de farinhas, as marcas mais populares são vahine, condi ou fermipan, lê a embalagem para instruções de dosagem, mais alguma pergunta é só responderes, boa sorte! :)
Fermento Químico: Basicamente é constituído por um Bicarbonato de Sódio (NaHCO3) que reage com a temperatura e criando gás carbónico e água, fazendo com que a massa ganhe volume porque expande a massa dando origem a pequenas bolsas, logo usando fermentos químicos deve-se pôr a massa logo no forno.
Agora eu não aconselho a fazer este género de fermento caseiro, porque a mistura de leveduras usada numa padaria é uma mistura muito mais potente e concentradas, porque foram selecionada durante… por vezes centenas de anos para serem boas, enquanto que as leveduras que estão naturalmente no trigo é uma sorte se são boas ou não.
100 gramas = 1/2 xícara (chá). 50 gramas = 1/4 xícara (chá). 10 gramas = 1 colher (sopa). 4 gramas = 1 colher (chá).
AÇÚCAR: