28%
Já no ar condicionado Inverter, a temperatura no ambiente tende a ser mais constante, já que o compressor funciona em rotação variável e contínua. Isso resulta em maior conforto, menor nível de ruído e menor consumo energético, chegando até 40% de economia em relação aos aparelhos convencionais.
Ar condicionado mais econômico: o TOP 3 da Dufrio
O ar-condicionado split surgiu do tipo janela. O split, no entanto, tem os componentes divididos em duas partes. ... Por isso, ele garante que o nível de ruído no ambiente seja bem menor que o ar-condicionado do tipo janela. Exemplo de condensador de ar-condicionado do tipo split.
A instalação do ar condicionado do tipo janela exige um buraco na parede. Assim a condensadora fica do lado de fora para fazer a troca de ar quente por ar frio. Isso elimina a umidade do ar. Já o ar split pode ser instalado com mais facilidade, sem buracos na parede.
No caso do ar condicionado, considerando o caso de uma residência que ligue o aparelho todas as noites por oito horas, um equipamento antigo de 7.
O consumo é alto e muito parecido entre os três modelos, mas o portátil consome cerca de 8% a mais que os outros. Comparando três equipamentos de 12 mil BTUs, o split e o de parede consomem 1100 watts, em média; e o portátil, por volta de 1200 watts.
Um dos modelos de split mais silenciosos do mercado é o ar-condicionado LG Libero ArtCool Inverter, que produz ruídos entre 19 e 39 decibéis na parte interna e 47 dB na unidade externa, graças ao seu ventilador com a moderna tecnologia Skew Fan, que abafa os ruídos durante o funcionamento.
Uma boa média, no entanto, é considerar entre 600 e 800 BTU por metro quadrado. Dessa forma, em um cômodo de 15m², por exemplo, deve ser instalado um aparelho de, pelo menos, 9.