Quanto De Cido Flico Devo Tomar Na Gravidez?

Quanto de cido flico devo tomar na gravidez

O ácido fólico na gravidez é indicado para prevenir defeitos do fechamento do tubo neural do feto, que é responsável pelo desenvolvimento de todo o sistema nervoso e cérebro do bebê, e assim diminuir o risco de malformações congênitas, como espinha bífida, mielomeningocele, anencefalia ou fenda palatina, por exemplo.

Para onde ir agora?

Fontes: Carla Chiaramelli, ginecologista do Hospital Nove de Julho; Rogério Felizi, ginecologista da unidade Vergueiro do Hospital Alemão Oswaldo Cruz; Carolina Resende, ginecologista do Hospital Moriah; Victor Bunduki, médico obstetra especialista em medicina fetal e membro do núcleo de ginecologia do Hospital Sírio-Libanês e professor da FMUSP (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo); Elias Melo, obstetra do Hospital das Clínicas da UFPE (Universidade Federal de Pernambuco).

Algumas situações como desnutrição ou utilização de medicamentos anticonvulsivantes (que reduzem a quantidade de ácido fólico) requerem a necessidade de suplementação em doses que podem chegar a 4 mg ao dia. Por isso, é necessário que haja o acompanhamento médico.

Se você estiver planejando ficar grávida, visite o seu médico para que ele indique um suplemento de ácido fólico adequado para você. A suplementação é importante, inclusive, para as mulheres que estão se preparando para uma fertilização in vitro (FIV), pois a alimentação é importante nessa fase.

Folato é a mesma coisa que ácido fólico?

<strong>Folato é a mesma coisa que ácido fólico?</strong>

No organismo, o ácido fólico e o folato passam por processos enzimáticos que formam a 5-MTHFR (5 metiltetrahidrofolato). Essa substância é fundamental para a formação do DNA e RNA das células do nosso corpo.

No caso de uma gravidez planejada, se recomenda que no mínimo 1 mês antes de engravidar, a mulher comece a tomar os comprimidos de ácido fólico. Tudo isso sob orientações médicas, é claro, porque cada mulher tem um organismo diferente. “É recomendado ela tomar até os 3 meses de gestação, porque diminui ainda mais as chances de malformações do tubo neural do bebê”, explica.

Qual é a recomendação de dose do ácido fólico?

Em alguns casos, o médico pode recomendar o uso de suplemento de ácido fólico que também contenha cálcio, já que esse mineral também é importante na gravidez para diminuir o risco de pré-eclâmpsia e para favorecer o desenvolvimento ósseo e muscular do feto.

O Tua Saúde, marca do Grupo Rede D'Or, é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar. Também facilitamos o acesso ao atendimento médico personalizado. As informações publicadas não devem ser utilizadas como substituto ao diagnóstico ou tratamento especializado, e não dispensam a consulta com um médico.

Para que serve o ácido fólico na gravidez

Para que serve o ácido fólico na gravidez

O ácido fólico pode ser tomado diariamente em forma de comprimidos, mas também através da ingestão de vegetais, frutas e cereais, como espinafres, brócolis, lentilhas ou cereais, por exemplo. Veja outros alimentos ricos em ácido fólico.

O folato é a forma ativa da vitamina B9, presente em alimentos naturais, e o ácido fólico é a forma sintética, presente em polivitamínicos (como suplemento exclusivo) e também adicionado como fortificante em alguns alimentos, como farinhas, massas, pães e cereais.

Agende sua consulta

A vitamina não ajuda a engravidar, mas é vital para apoiar o desenvolvimento saudável do tubo neural nos estágios iniciais da gravidez. Por isso, é considerado um complemento importante para a concepção e a rotina de gestação.

A quantidade recomendada de ácido fólico na gravidez é de 1 comprimido de 400 mcg por dia antes das refeições, juntamente com um copo de água. O ideal é que a suplementação tenha início pelo menos 3 meses antes de engravidar.

Quando é necessário tomar ácido fólico?

O Tua Saúde, marca do Grupo Rede D'Or, é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar. Também facilitamos o acesso ao atendimento médico personalizado. As informações publicadas não devem ser utilizadas como substituto ao diagnóstico ou tratamento especializado, e não dispensam a consulta com um médico.

“A mulher deve ingerir ácido fólico em comprimidos, em uma dosagem baixa de 400mcg (microgramas) diárias. Isso é uma recomendação da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia, para todas as mulheres”, aponta Kahhale. A dosagem só deve ser maior, segundo o médico, em casos bem específicos. Os comprimidos são vendidos a baixos custos em farmácias e distribuídos no Sistema Único de Saúde (SUS).

Quais alimentos são ricos em folatos?

Sim, a pílula anticoncepcional atrapalha a absorção do ácido fólico pelo organismo. “O ideal é que uns três meses antes de a mulher começar a tentar engravidar, ela pare a pílula e comece a suplementação do ácido fólico”, indica Kahhale.

No entanto, a mulher deve tomar o ácido fólico durante toda a gravidez, uma vez que ajuda na formação da placenta, na síntese do DNA e de novas células, na formação do coração do bebê, assim como diminui o risco de anemia na mulher, parto prematuro e de pré eclampsia durante a gravidez. Conheça todos os sintomas da pré-eclâmpsia.

Qual tomar ácido fólico ou Metilfolato?

De forma geral, a ingestão do ácido fólico é a mais indicada para a mulher que não tem dificuldade em metabolizá-lo em metilfolato, porque ele pode ser obtido de forma natural e atende todas às expectativas de quem deseja ter um filho em breve.

Para que serve ácido fólico no cabelo?

Ácido fólico ajuda no crescimento capilar? O ácido fólico participa do processo de replicação de material genético e proliferação das células. Esses passos são fundamentais para a renovação e crescimento de tecidos e estruturas como pele, unhas e cabelo.