Imediatamente após a intubação endotraqueal e a instalação do ventilador mecânico pelo médico, o pesquisador insuflava de um a um mllar no "cufr' , até completar 1 0 (dez) ml, mensurando e anotando, a cada insuflação de 1 ml, a pressão exercida pelo "cufr' na mucosa da traquéia.
A pressão do cuff foi avaliada diariamente em um período de três dias consecutivos utilizando-se o cuffômetro ([email protected]) que mensura a pressão de 0 à 120cmH2O. A mensuração foi realizada após o banho dos pacientes visto que este é o momento em que há a maior alteração na pressão do balonete.
Introdução: O cuff é um aparato utilizado na ventilação mecânica invasiva que encontra-se na cânula endotraqueal, é responsável por impedir o escape de ar assim como dificultar a passagem de líquidos e secreções para o trato respiratório inferior.
Se chama Cuffômetro, e é um aparelho utilizado para verificação da Pressão do Balonete do Tubo Orotraqueal, parâmetro importante para que se evite escapes de ar e pressão muito elevada do balonete na traqueal do paciente.
Manômetro manual e portátil utilizado para insuflar e verificar a pressão do Cuff (balonete interno) dos tubos endotraqueais e cânulas de traqueostomia de baixa pressão e alto volume, reduzindo o risco de bronco aspiração e consequentemente a ocorrência de quadros de pneumonia por microaspirações pela incorreta ...
Para se mensurar a pressão intracuff, o profissional deve acoplar o balonete externo (piloto), presente na prótese traqueal, ao conector lateral do cuffômetro, posteriormente observar, no manômetro, a pressão do balonete, caso esteja menor do que 20 cmH2O, deve-se elevar a pressão apertando a região emborrachada, na ...
Tal técnica utiliza-se de uma seringa de 20mL e consiste em insuflar 15mL de ar dentro do balonete. A distensão traqueal provocada pela insuflação do ar gera uma força de resistência contrária, que atua sobre o cuff, a qual é transmitida para o êmbolo da seringa, deslocando-o em sentido contrário da aplicação.
Esfigmomanômetro digital Para medir a pressão com este aparelho basta sentar ou deitar de forma confortável, apoiar o braço com a palma da mão virada para cima e depois colocar a braçadeira do aparelho 2 a 3 cm acima da dobra do braço, apertando-a de forma a que o fio de borracha fique por cima, como aparece na imagem.
Considera-se desmame da traqueostomia o momento quando se inicia o desinsuflar do cuff, até a retirada da cânula e realização do curativo oclusivo do estoma16,21. A decisão de quando iniciar o desmame da traqueostomia é um trabalho da equipe, e os fatores preditores de insucesso devem estar ausentes.
Os cuidados de enfermagem de maior aplicabilidade ao assistir o paciente em VM são os cuidados com o circuito do ventilador, higiene oral, aspiração de secreções, elevação do decúbito e verificação da pressão do cuff.
Durante a intubação orotraqueal (IOT): Utilizar a sequência rápida de intubação. Posicionar adequadamente o paciente (sniffing position ou posição olfativa/ramp position). Cabeceira elevada (30 a 45 graus) para ganhar “capacidade residual funcional” nestes pacientes sabidamente com pouca reserva respiratória.
A enfermagem assiste o cliente em uso de ventilação mecânica invasiva em suas necessidades humanas básicas, realizando desde cuidados mais simples como banho no leito e mudança de decúbito, até procedimentos mais complexos como aspiração endotraqueal, troca da fixação do dispositivo ventilatório e transporte para ...
Os Cuidados de Enfermagem com a Intubação Endotraqueal
Cuidados de enfermagem e segurança do paciente: o que é preciso observar?
Material Necessário: - 01 Cânula endotraqueal, 01 laringoscópio, 01 par de luva esterilizada, 01 par de luva de procedimento, máscara, 01 óculos, Xylocaína spray e gel, 01 seringa 20ml, cadarço, tensoplast, gaze, 01 ambu, 01 fio-guia, esterelizado.
Para fixar o tubo deve-se usar material próprio como cadarços e fixações adesivas evitando improvisações, tais como, sondas, esparadrapos, equipos de soro, e outros (CASTELLÕES E DOPICO DA SILVA, 2007).
O diâmetro do tubo endotraqueal em crianças pode ser determinado pela idade do paciente....Como calcular o diâmetro do TET?
Preparação para intubação
A montagem do Laringoscópio deve ser realizada encaixando a lâmina no cabo e inserindo as pilhas no interior do cabo. Cuidado! Antes da primeira utilização e após cada utilização, se necessário, LIMPE o Laringoscópio Protec, DESINFECTE/ ESTERILIZE.
As lâminas de laringoscópio direto são curvas ou retas. Esses dois tipos são recomendados quando não se espera que o procedimento de intubação endotraqueal seja difícil. As lâminas curvas possuem uma grande flange que facilita o deslocamento da língua, e uma curva, que permite fácil posicionamento na valécula.
Introduzir o fio guia na cânula orotraqueal; Testar e montar o laringoscópio; Insuflar balonete após realização do procedimento de intubação pela equipe médica; Testar o posicionamento de cânula orotraqueal ( quando solicitado pela equipe médica);
Para utilizar este produto, o operador deverá realizar a intubação seguindo uma técnica padronizada de exposição da laringe. A câmara fixa na lâmina permite que, ao proceder à intubação da traqueia, o operador visualize a imagem da laringe do paciente no monitor montado na empunhadura.
4.
A intubação de sequência rápida (ISR) é a pedra angular do manejo moderno das vias aéreas na emergência e é definido como a administração quase simultânea de um agente sedativo potente (indução) e de um bloqueador neuromuscular, geralmente succinilcolina ou rocurônio, para criar condições ideais para intubação traqueal ...
Esses cuidados foram agrupados por similaridade em seis categorias: cuidados relacionados ao tubo endotraqueal; ao ventilador e circuito; à prevenção de broncoaspiração; ao controle de infecção; à sedação, analgesia/sono e vigília/dor.
A intubação orotraqueal (IOT) é um procedimento médico que visa estabelecer o controle definitivo da via aérea. Esse procedimento é comumente realizado em pacientes nas unidades de emergências, unidades de terapia intensiva e nas salas de cirurgia.
As indicações incluem o material necessário para intubação (incluindo via aérea difícil); os Equipamentos necessários; os Fármacos; a Pré-oxigenação; a Intubação orotraqueal (IOT); e a Troca de tubo endotraqueal.
A traqueostomia é procedimento cirúrgico, realizado pelo médico, que consiste na abertura da traqueia para o meio externo, com inserção de um tubo (cânula), para permitir a passagem do ar.