A representação para a prática de atos que a lei não exige escritura pública pode ser feita por procuração particular, com firma reconhecida em cartório. Atenção: As procurações para fins previdenciários (INSS) são feitas gratuitamente nos cartórios do Estado de São Paulo.
O processo para fazer uma procuração de plenos poderes é simples, e a pessoa que ficará como responsável não precisa estar presente. É necessário ir a um cartório, portando documento original de identidade e CPF, ou carteira de motorista.
Outorgante: ____________________________________________________, _________________, portador do RG/RNE nº ________________________, expedido pelo(a) ___________, residente e domiciliado(a) à ________________________________________________, nº _________, bairro ______________________________, município ...
___________________, abaixo assinado, proprietário do veículo marca ______________, modelo ____________________, placas __________________, por este instrumento particular AUTORIZO o(a) Sr. (a.) _________________________________________________________, R.G.
Validade: com exceção de procurações cujo prazo de validade é determinado por lei, em geral as procurações têm validade por tempo indeterminado, salvo quando é explícito em seu texto, a pedido do outorgante, o seu prazo de validade.