O caldo de mocotó apresentou menor variação, 98%, passando de R$ 5 até R$ 9,90. A pesquisa também constatou que os caldos ficaram mais 'salgados' em dois anos.
É através do caldo de Mocotó que conseguimos obter Colágeno de alto valor biológico. Uma proteína que dá o aspecto gelatinoso ao caldo e para o nosso corpo oferece aminoácidos essenciais com benefícios antienvelhecimentos, melhorando o sistema imunológico, a pele, cabelos, unhas, ossos e juntas.
Para retirar a camada de gordura que fica por cima do caldo de mocotó, coloque um saco plástico cheio de gelo dentro da panela em que cozinhou o caldo. A gordura vai se solidificar e aderir ao saco plástico. Então, é só tirar o plástico com a gordura junto.
Eu faço assim:
Para consertar um molho que ficou gorduroso, coloque-o em uma tigela e leve ao congelador por 20 minutos. A gordura ficará toda na parte de cima do molho, então, é só remover.
Para tirar o excesso de gordura de sopas e ensopados, adicione algumas pedras de gelo, mexa para a gordura aderir ao gelo e retire antes que ele derreta. Você também pode embrulhar as pedras de gelo num pedaço de gaze ou de toalha de papel e passe levemente na superfície da sopa.
Esquente o óleo em uma panela larga e grande, coloque as costelas e deixe dourar em todos os lados. Depois de dourado, escorra o óleo, coloque a água para tirar a gordura e deixe ferver por 3 minutos.
1 – Como tirar o excesso de gordura: A primeira coisa que devemos fazer é ferver as carnes com água, depois escorrer e colocar água gelada com gelo por cima das carnes. O choque térmico fará com que a gordura em excesso da carne saia para que a nossa feijoada fique mais leve.
Essa combinação improvável tem dois ótimos benefícios. O primeiro acontecece porque a laranja, por ser rica em fibras e pectina, ajuda a reduzir a absorção da gordura das carnes, facilitando a digestão e diminuindo o desconforto que sentimos depois de comer – e repetir! – a feijoada.
Corte a laranja em quatro, sem ir até o fundo, e coloque na panela (ela ajuda a tirar a acidez da feijoada). Deixe cozinhar por mais ou menos 30 a 40 minutos, até que o caldo engrosse. Você pode escolher cozinhar mais até um caldo bem grosso, ou um pouco menos para um caldo mais líquido, a escolha é sua.
Você pode usar a laranja de duas maneiras: Acompanhando o prato: descasque, corte em rodelas, faça ao seu modo. Você pode comer durante a refeição ou torná-la como sobremesa. Dentro da feijoada (dica de vó): coloque uma laranja inteira dentro da sua panela de feijoada.
Basta ter uma faca bem afiada e uma tábua para fazer isso! Coloque a laranja em pé sobre a tábua e, em seguida, faça um corte na laranja na vertical e outro na horizontal. Isso resultará em 4 gomos! Em seguida, deixe a faca de lado e e puxe as cascas de cada gomo.
✔Se vc quiser oferecer a laranja dessa forma, corte a laranja e 4 e tire o caroço e a casca. Ou descasque a laranja e corte ao meio como uma "tampa".
Eu descascava a laranja, groceiramente, cortando toda a casca até aparecer o miolo. Depois cortava em rodelas. Quando ele iniciou o Movimento de Pinça comecei a cortar diferente. Cortava a laranja em cruz, retirava a casca e cortava em pedaços, como no quadro 2 da foto abaixo.
Ofereça uma laranja descascada cortada pela metade para seu bebê depois das refeições principais (almoço ou janta) e deixe ele se deliciar !!! Ah só, para lembrar então, a RECOMENDAÇÃO OFICIAL É DE NÃO OFERECER SUCOS DE FRUTAS ATÉ PELO MENOS 1 ANO DE IDADE!
Bebês abaixo de 6 meses não devem receber sucos de fruta. Sucos de fruta diluídos (uma parte de suco para 10 partes de água) podem ser oferecidos à criança com as refeições após os 6 meses.
O bebê pode comer fruta ácida, como abacaxi, laranja (sem ser a lima) e ate limão! O bebê deve PROVAR o alimento, ter contato com diferentes sabores, inclusive o azedo! O equilíbrio é importante, então procure mesclar frutas mais doces com frutas mais azedinhas!
Purês e papas de frutas: frutas raspadas ou amassadas devem ser dadas ao bebê nos lanches da manhã ou da tarde, podendo-se também oferecer frutas cozidas, mas sempre sem adicionar açúcar. Algumas frutas boas para iniciar a alimentação sólida do bebê são maçã, pêra, banana e mamão, goiaba e manga.
Algumas receitas de sucos para bebês
A melhor forma é escolher uma banana que não esteja muito madura e cortar ao meio. A seguir deve retirar somente uma parte da casca com uma faca e dar a banana ao bebê para ele conseguir segurar a banana com casca e conseguir colocar a parte sem casca na boca.
Descarte a casca e as pontas da banana. Fatie o restante da fruta em pedaços e então corte cada pedaço em quatro partes. Amasse em um processador de alimentos ou use o liquidificador até ficar macia.
“Após os seis meses, além do leite materno, devem ser introduzidos, aos poucos, outros alimentos em três refeições ao dia (papa de fruta no meio da manhã, papa salgada no almoço e novamente papa de fruta no meio da tarde). As frutas, deverão ser amassadas com garfo ou raspadas, e oferecidas na colher.
O Ministério da Saúde explica que aos 6 meses o ideal é oferecer cerca de 100 g de papinha bem amassada por refeição (almoço e jantar), o que dá aproximadamente 2 ou 3 colheres de sopa cheias.
Essas são as frutas mais comuns no início da introdução alimentar. Porém, não há uma regra!...Porém, é comum que as pessoas se lembrem das seguintes frutas ao iniciar a introdução alimentar: