Nos ambulatórios, é recomendado o mínimo de um fonoaudiólogo para cada turno, alternando os pacientes entre retornos e consulta inicial, com atendimento em torno de 40 minutos. No atendimento domiciliar, o mínimo é de um fonoaudiólogo para até três atendimentos em cada turno de seis horas/dia.
Art. 1º - É vedado ao fonoaudiólogo dar diagnóstico, realizar terapia fonoaudiológica individual ou em grupo pela Internet ou qualquer outro meio de comunicação.
Conselho Federal de Fonoaudiologia – Conselho Federal de Fonoaudiologia – CFFA.
Para obtenção ou renovação do Titulo de Especialista, o fonoaudiólogo deverá enviar ao CFFa, de forma postal, os seguintes documentos:
Conhecida por sua atuação em voz e fala, a Fonoaudiologia não se restringe a isso. É a ciência que cuida de todos os processos de comunicação humana e seu desenvolvimento, da sucção do leite materno à deglutição na melhor idade.
Quais as áreas de atuação?
A fonoaudiologia, hoje, possui 11 especialidades que são devidamente reconhecidas pelo Conselho federal.
O fonoaudiólogo, no âmbito educacional, compõe a equipe escolar a fim de realizar avaliação e diagnóstico institucional em situações de ensino e aprendizagem relacionada à comunicação.
O fonoaudiólogo é um profissional capacitado a auxiliar a equipe educacional na identificação de tais problemas, assim como colaborar com so- luções pedagógicas, sendo importante a sua participação nas equipes de profissionais.
Assim, a fonoaudiologia poderá contribuir agregando valor à prática educacional do professor e, sobretudo, atuar em parceria com objetivos comuns, possibilitando assessoria, apoio, interação e contribuição de estratégias e práticas educacionais que favoreçam o processo de ensino-aprendizado.
O curso de Fonoaudiologia apresenta nota de corte média de 686.
O fonoaudiólogo desempenha um papel importante na inclusão e reabilitação de indivíduos com autismo. Ele trabalhará as habilidades sociais e comunicação a partir da realização da avaliação, que possibilitará identificar as dificuldades que serão estimuladas durante o processo terapêutico.
A Fonoaudiologia é um campo da área da saúde que trata e previne as disfunções que afetam a capacidade de comunicação. Ou seja, os problemas que prejudicam a fala, a escrita e até a motricidade oral, que são os são os movimentos de sucção, deglutição e respiração.
Para se tornar um fonoaudiólogo não é preciso fazer Medicina, mas um curso de bacharelado em Fonoaudiologia.
Se o paciente apresenta dificuldades ou sintomas de problemas relacionados à linguagem oral e escrita, fala, voz e funções responsáveis pela deglutição, respiração e mastigação, é a hora de procurar um profissional de fonoaudiologia.