O basset hound é uma das raças mais populares e chamativas que existem. Seu corpo bem esticado, com patas curtas, focinho pronunciado e orelhas realmente longas são características inconfundíveis que fazem com que estes cães não passem despercebidos onde quer que estejam.
Muitos exemplares exibem várias rugas na testa e perto dos olhos, e papadas na região inferior do pescoço, o que lhes dá um aspecto realmente adorável. A pele abaixo dos olhos (as bolsas) também é um pouco frouxa e, quando o cão é adulto, pode cair deixando ver uma parte da conjuntiva.
Para complementar a higiene de seu basset, é importante estar atento para suas orelhas, pois ele tende a acumular umidade e impurezas nesta região, o que favorece o desenvolvimento de infecções como a otite canina.
Cães com essa síndrome geralmente têm costas longas com pernas curtas. Essa condição geralmente pode levar a problemas ortopédicos que podem ser dolorosos e causar claudicação. Além disso, esses cães têm uma grande predisposição para o desenvolvimento de hérnia de disco.
Os pequenos bassets precisarão dormir várias horas por dia para se desenvolverem corretamente. Entre seus 6 e 7 meses de vida, os filhotes experimentarão um crescimento muito acelerado. Porém, só devem ser considerados adultos depois de completar seu 1º ano de vida.
O Basset Hound é um cão que precisa de cuidados especiais com as orelhas, pele e atividades físicas. Por ser um cachorro de orelha caída, essa região pode ficar mais vulnerável a inflamações e infecções como a otite canina. Dessa forma, a higiene da área deve ser feita regularmente com produtos específicos e sempre observando se há alguma alteração significativa na região.
O cachorro da orelha caída tem uma personalidade realmente encantadora. Além de serem companheiros muito tranquilos e carinhosos, os Basset Hounds tem um jeitinho incrivelmente sociável e se dão bem com qualquer pessoa (como crianças, idosos e estranhos). Além disso, é uma raça que também costuma ter uma convivência harmoniosa com outros cães e animais de diferentes espécies, inclusive gatos.
Se observarmos um basset passeando pelas ruas, raramente veremos sua cabeça levantada. Estes cães estarão quase todo o tempo com o nariz colado no solo, investigando todos os aromas disponíveis e tentando identificar novas presas.
A condrodisplasia é uma síndrome de origem genética que leva ao desenvolvimento anormal dos ossos e cartilagens. A condrodisplasia é comumente encontrada em diferentes graus em raças de cães como Dachshund, Buldogue Francês ou Basset, por exemplo.
É provável que Basset Hound desenvolva glaucoma primário, ou seja, tem uma predisposição genética para o desenvolvimento desta doença. O glaucoma primário geralmente afeta os dois olhos e é uma doença ocular na qual o funcionamento normal do nervo óptico é prejudicado por um aumento da pressão sanguínea intra-ocular.
No geral, esse é um cachorro que não é muito ativo e que não late muito. No entanto, ele é um exímio farejador e se capturar qualquer cheiro diferente do habitual, pode se preparar para alguns latidos de cachorro pela casa. É a forma dele tentar te avisar que tem algo de errado e que ele está pronto para te defender! Para o Basset Hound, família é algo super importante e o cãozinho sempre demonstra isso estando por perto e protegendo quem ama.
Então, esteja sempre atento ao seu Basset Hound. Nada melhor do que conhecer muito bem o seu cão para que você seja capaz de detectar o aparecimento de qualquer condição diferente precocemente.
O Basset Hound não passa despercebido nos lugares. Por ter um corpo bem compridinho, ele é chamado de cachorro salsicha, assim como o Dachshund. Além disso, ele também é um cachorro com orelha grande e caída, dando um visual bem charmoso ao doguinho. Para completar, a raça Basset Hound apresenta pequenas ruguinhas espalhadas pelo corpo - especialmente no rosto - e um olhar “tristonho”.
O nariz do basset hound possui cerca de 20 milhões de receptores sensoriais, uma concentração inferior apenas aos cães da raça bloodhound. Esta característica lhes dá não apenas uma extraordinária capacidade olfativa, mas também influencia no seu comportamento.
Para completar, o Basset Hound tem muitas dobrinhas, principalmente no rosto, e baba muito. Isso é outro aspecto que contribui para que ocorram dermatites em cachorro, causadas pelo acúmulo de sujeira e umidade. É importante limpar bem a boca do pet com um lenço umedecido diariamente e sempre se certificar de que ele está livre de alergias.
É importante que as refeições sejam dadas em horários certos, retirando o que não foi ingerido pelo cão, isso impede que ele tenha acesso a um alimento deteriorado. A água pode ser dada em abundância.
Além disso, em 1874, Sir Everett Millais também realizou a importação de um exemplar de Basset Hound da França. A partir daí ele passou a reproduzir esses cães em seu canil, de maneira controlada, realizando ao mesmo tempo o melhoramento da raça.
Quando um Basset escapa do seu próprio lar, isso não quer dizer que não tenha amor por seu tutor ou por suas famílias. Simplesmente significa que este cão não encontra formas de exercitar suas capacidades sensoriais, cognitivas e emocionais no entorno de seu lar.
A cabeça do basset hound é grande e maciça, tendo um formato levemente afilado. O focinho é largo e poderoso, com lábios superiores que caem folgadamente sobre os inferiores e os escondem à simples vista.
Devido à colonização dos Estados Unidos, é provável que a raça tenha chegado à América bem antes, mas os primeiros registros da presença desse cão no país são do início do século 20.