Quanto Custa Para Trocar O Lquido De Arrefecimento Do Carro?

Quanto custa para trocar o lquido de arrefecimento do carro

Quando se fala em manutenção preventiva, a ideia que, na maioria das vezes, vem na cabeça do condutor é a troca de algumas peças e a substituição do óleo do motor, que possui uma data de validade. Entretanto, o líquido de arrefecimento, que é importantíssimo para o bom funcionamento do veículo, é geralmente esquecido ou até ignorado.

Coloque o recipiente para recolher o fluido velho embaixo do radiador, centralizado com a válvula de drenagem. Então, abra a válvula e deixe o fluido escorrer. Tome cuidado porque o fluido ainda pode estar bem quente, e procure evitar deixar ele cair no chão, uma vez que o líquido é prejudicial ao meio ambiente, e precisa ser descartado de forma correta.

Quais são as funções de um líquido de arrefecimento?

Além disso, água no radiador é apenas para alguns automóveis mais antigos com carburador. Carros mais modernos carburados ou que já contam com injeção eletrônica utilizam outra substância: água desmineralizada com aditivo chamado etilenoglicol.

É comum pararmos em postos e os frentistas, ao verificarem o nível da água do radiador, perguntarem se pode completar o nível com água. E a resposta é não! Como o sistema é fechado e não tem para onde o líquido evaporar, completá-lo seria apenas camuflar um problema que precisa ser encontrado.

Quer fazer parte do futuro dos seguros?

Quer fazer parte do futuro dos seguros?

Assim, o fluido é uma mistura de água e aditivo que transita entre o radiador e os dutos do bloco do motor, fazendo a troca de calor entre as peças. O motor dos carros a combustão esquenta muito devido à queima da mistura de ar e combustível que faz o carro andar.

Em alguns casos, a primeira substituição pode ser feita após os 30 mil quilômetros rodados ou depois de um ano. Em outros, sugere-se ao motorista que o líquido seja substituído após os 120 mil quilômetros rodados ou depois de cinco anos de uso.

Como e quando verificar o nível do fluido de arrefecimento?

Uma das manutenções mais negligenciadas pelo motorista é a do líquido do sistema de refrigeração ou de arrefecimento que antes se chamava água do radiador, mas hoje é um líquido com metade água e a outra metade de um aditivo especial chamado etilenoglicol.

O que fazer? De novo, atente-se às instruções do fabricante. Além disso, quando fizer a sua manutenção preventiva, pergunte ao especialista de confiança como está o líquido do radiador e se ele acredita que já está na hora de fazer a troca. 

Os valores dependem bastante. Em geral, o interessado faz a compra do fluido - que tem preço bastante variado, a depender da marca, da qualidade, etc - e, então, paga a um mecânico para fazer a manutenção desejada.

Quantos Mil Quilômetros Dura um Pneu Original?

Quantos Mil Quilômetros Dura um Pneu Original?

O preço da troca do fluido de arrefecimento do radiador variar dependendo do tipo de veículo. Cada carro exige uma quantidade específica de líquido e um percentual diferente de mistura entre água e aditivo.

Em alguns casos é possível apenas preencher o líquido do radiador, desde que o líquido atual não esteja comprometido. Na maioria das vezes, contudo, o correto é fazer a substituição completa do líquido.

Depois de retirar toda a água do sistema, é hora de despejarmos o novo fluido de arrefecimento no carro. Se atente ao tipo de fluido e a quantidade a ser despejada que consta no manual do seu carro. A grande maioria dos carros pede por uma mistura de fluido e água.

Quando trocar o líquido de arrefecimento?

No primeiro caso, será necessário fazer a mistura do produto com a água, o que exige algum cuidado e expertise - e esse é o motivo pelo qual o ideal é que esse trabalho seja feito por um especialista. No segundo caso, o nome já diz: ele está pronto para ser utilizado, então basta seguir as orientações da embalagem.

Hyundai e Amazon anunciaram uma parceria e iniciarão, em 2024, a venda online de carros. Pelo site, os clientes poderão pesquisar os veículos disponíveis em sua área com base em uma variedade de preferências, incluindo modelo, acabamento, cor e equipamentos opcionais e, em seguida, finalizar a compra online com as opções de pagamento e financiamento…

Quem faz a manutenção preventiva tem menos chances de ter problemas com o seu carro - e isso garante não apenas o bem-estar do motorista e de seus passageiros, mas a segurança de todos!

Evite problemas com seu veículo: conte com a Justos

Primeiro, devemos entender como esse sistema funciona na prática. O fluido é impulsionado pela bomba d’água, que o “empurra” pelo motor pelas mangueiras. A válvula termostática controla o fluxo, liberando o fluido quando o motor ultrapassa uma certa temperatura. Assim, o líquido busca retirar o calor da peça, esfriando a mesma. O fluido então volta ao radiador, onde transfere calor através da ventilação forçada. Esse processo o esfria , que então retorna para o motor reiniciando o ciclo, controlando a temperatura do motor.

Convém dizer, porém, que não basta apenas "adicionar água" ao produto já citado. É importante que utilizemos, nesta hora, apenas água desmineralizada. Água de torneira ou similares podem fazer com que o produto perca a sua eficácia.

O fluido de arrefecimento precisa ser armazenado em um recipiente com tampa, e ser descartado em local ideal. Geralmente as lojas de peças fazem o descarte, ou então, você pode ir ao centro de reciclagem de sua cidade.

TROCA DO FILTRO DE AR

Em segundo lugar, é importante que entendamos que não podemos apenas encher o radiador. O tipo de água, como também já sinalizamos, é relevante. Assim, utilizar a água disponível, que pode não ser desmineralizada, pode danificar componentes do motor ou simplesmente não permitir que o líquido faça o seu efeito.

Este fluido precisa ser trocado com uma certa regularidade, e hoje, te ensinaremos a como trocar o fluido de arrefecimento. Mas não se preocupe, o processo é fácil e rápido, e pode ser feito na sua própria casa.

O fluido de arrefecimento pode ficar bem quente, então, espere o carro esfriar totalmente antes de começar. O ideal é esperar até que o radiador esteja frio o bastante para o toque. Aproveite e desconecte a bateria para evitar qualquer problema.