Se decidirmos substituir a peça por conta própria, uma bomba de água pode custar em média entre 60 – 150 euros, o que é uma poupança significativa, especialmente se utilizarmos uma peça sobresselente de segunda mão de sucata.
Tampa do reservatório: Nos veículos novos a tampa não fica mais junto com radiador, fica no reservatório de expansão. Ela suporta altas temperaturas e se estiveram com problemas ou mal encaixada comprometem o resfriamento do motor. Trocá-la de acordo com a indicação do fabricante.
Barulho diferente no motor Se o condutor perceber um barulho diferente do comum no motor, principalmente se estiver mais alto e com ruídos fortes, verifique com o carro ligado se o problema vem da bomba d'água. Para isso será necessário levantar o capô e fazer uma análise visual.
Para identificar se o vazamento de água no motor está vindo do radiador é preciso primeiramente ter um dia com tempo seco. Após deixar o carro esfriar, passe mão por baixo do radiador. Se for percebido a presença de água na região, é possível que esteja havendo um vazamento.
Superaquecimento. O superaquecimento é um dos problemas mais temidos entre os motoristas. No caso de defeito da válvula termostática, é ocasionado pelo travamento da válvula fechada. Essa situação faz com que o líquido de arrefecimento circule apenas pelo motor, bloqueando a ligação do circuito do radiador.
Num carro com injeção eletrônica, a válvula termostática travada aberta obrigaria o sistema a enriquecer a mistura ar-combustível e isso acarretará em falhas, bem como consumo elevado e alto índice de emissão de poluentes. Se ficar fechada, então, ocorre o contrário. ... Existem dois tipos de válvula termostática.
Se as temperaturas estiverem iguais, o sistema está adequado, pois a água está circulando, ou seja, o sistema está aberto. Caso não esteja, deve se substituir a válvula termostática e verificar também a bomba água.
Porém, na maioria dos casos, a dica é verificá-lo a cada 30 mil km ou quando notar mudança de comportamento na temperatura indicada no painel. Após esse período, o sensor pode começar a apresentar alterações nas medições, o que certamente prejudicará o funcionamento do sistema de arrefecimento e do motor.
A localização do sensor de temperatura varia de acordo com o modelo do carro. Geralmente, tal peça é posicionada no bloco do motor, em contato com o duto de fluxo de fluido do sistema de refrigeração. Porém, pode estar instalado no cabeçote, também em uma das galerias de passagem de líquido de arrefecimento.
De forma mais simples, o sensor de temperatura do motor varia os seus níveis de tensão de acordo com a mudança de temperatura, seja quando o carro está desligado, ligado ou já aquecido. Quando o motor é acionado, por exemplo, o sensor registra um estado frio e vai aquecendo conforme o carro está em funcionamento.
Em suspeitas de superaquecimento, faça o teste com o cebolão, usando um fio (conhecido como jump) pra fechar o circuito. Se uma das velocidades do eletro-ventilador não funcionar, verifique o estado dos relés e fusíveis.
Normalmente esse cebolão fica localizado no radiador e deve ficar livre de qualquer tipo de oxidação. Um dos problemas mais comuns, além da queima da peça é o isolamento por zinabre do contato com a água, provocando mal funcionamento que evita o acionamento do eletroventilador.
Realizando uma inspeção “de ouvido” na ventoinha do radiador Fique atento a qualquer ruído fora do comum. Para iniciar a inspeção, levante o capô do carro e faça uma escuta detalhada dos sons emitidos. Ligue o carro, coloque-o em marcha lenta e deixe assim até que a ventoinha seja acionada e você consiga perceber algo.
faz o teste do cebolao, tira a tomada que pega no radiador (no cebolao). se o teu carro tiver ar, a tomada tem 3 pinos, se nao tiver, tem dois. liga uma ponta do fio na parte da tomada que e chanfrada, e a outra ponta na outra extremidade.
Para testar o seu funcionamento, o passo seguinte é estimular a variação de temperatura (fato observável) e esperar variação na medição elétrica compatível com o funcionamento, ou seja, como se trata de um NTC um aumento de temperatura deverá ser acompanhado de uma redução da tensão elétrica medida.
Original, vem da caixa o positivo direto no cebolão,dali vai pra um rele com porta fusível, vem do cebolão e entra no fusìvel,o rele é aterrado ali junto com o limpador, sempre fio marrom. Dali sai os dois que alimentam a ventoinha.
como fazer uma ligação direta na ventoinha pra poder chegar ao seu destino. COMPLETE A ÁGUA -Antes de tudo sempre que for dar uma saida mesmo que em curto percurso, dá uma olhada no seu reservatório de água, veja se não esta baixando com mais freqüência que o normal.
Muita gente já foi parar em oficinas mecânicas e concessionárias com a seguinte pergunta: aquele ventilador do radiador pode permanecer ligado com o motor do carro já desligado? A reposta é sim, pode ficar funcionando até cerca de 10 minutos após o veículo parar.
A ventoinha é uma das peças do sistema de refrigeração do radiador. Ela é acionada somente quando há necessidade de estabilizar a temperatura acelerando a passagem de ar pelo radiador para haver a troca de calor. ... Verifique sempre a água do motor, pois é ela que ajuda a regularizar a temperatura.
Se a temperatura manter o mínimo de 90º rodando em pista livre é normal. A ventoínha do EFI 95 aciona aos 100º. Em marcha lenta, ligado a partir do motor frio, a ventoinha demora meia-hora para armar.
Segue a tubulação de água que talvez uma hora você encontre um sensor. Veja se os plugs dele estão limpos e bem conectados. Se a luz da injeção tá acendendo, pode ser que o módulo esteja recebendo uma informação errada a respeito do sensor de temperatura da água, se houver.
Se o sensor não estiver funcionando apropriadamente, a ventoinha não será acionada ou se acionará direto porque ele não saberá que a temperatura está suficientemente quente para requerer a ativação, o que pode levar ao superaquecimento. O sensor está geralmente localizado na tampa do termostato do carro.
Desligue também todos os outros coolers e deixe apenas o do processador ligado. Se mesmo assim o pc fazer a mesma coisa que antes, tente testar com outra fonte, e se ainda sim não funcionar, sua placa mãe deve ter vindo defeituosa de novo.
As ventoinhas devem apenas puxar ar pra dentro, no sentido da frente para trás do veículo.
Assim, quando a temperatura da água chega à 92 graus, a voltagem correspondente é enviada á ECU e esta, então energiza um relé, que aciona a ventoinha, mas passando através de uma resistência o que resulta numa rotação menor do motorzinho o que dá uma vazão de ar menor.
A resistência do motor do ventilador é um pequeno componente, que controla a velocidade de rotação do motor da ventoinha interior. Este ventilador é utilizada para o ar condicionado, bem como para toda a ventilação interior.
A Resistência do Eletroventilador é um dos elementos do sistema de arrefecimento automotivo, sendo responsável pela variação da velocidade da ventoinha que refrigera o Radiador ou Condensador. A Resistência da Ventoinha fica localizado na sua maioria no chicote da ventoinha ou fixado no defletor.
O módulo de resistência do Eletroventilador tem a função de armar e desarmar a ventoinha, evitando assim que o motor do veículo aqueça. ANTES DA COMPRA, CERTIFIQUE-SE QUE ESSA PEÇA REALMENTE É PARA SEU VEÍCULO.