A recuperação de um disco seriamente danificado pode custar mais de R$ 15 mil, mas os casos mais simples podem ser recuperados com preços que giram em torno de R$ 400. Há, também, usuários que não querem que seus dados sejam recuperados, como por exemplo quando um HD será jogado no lixo ou revendido.
Como a cabeça de leitura do HD está danificada, pode ser que ela acabe riscando a superfície dos platters enquanto tenta funcionar. Isso tornaria mais difícil a recuperação dos dados.
5 dicas para descobrir se o HD está com defeito
Como identificar se meu HD está com problemas?
Caso a placa lógica esteja queimada, compre uma nova – o que é uma tarefa bastante difícil, sendo que normalmente você deve comprar um HD absolutamente igual (mesmo fabricante, modelo e firmware) e com a placa lógica intacta. Com isso, basta remover a placa danificada e substitui-la pela nova.
Funcionamento da placa mãe Com base nisso, a manutenção deverá ser feita por pessoas treinadas, técnicos e engenheiros da área. Então, por ser um componente sensível, quando queima a placa do celular perde todos os arquivos, mas isso não é uma regra.
# 1. Conecte o SSD morto a outro computador como um disco de dados
Método 1. Use o software de recuperação de dados inicializável EaseUS
Se deparar com dados corrompidos é, de longe, o defeito mais comum em SSDs. Mais do que um problema, você pode encarar a aparência de dados corrompidos como indicativo de que há falhas na estrutura do SSD, situação em que você provavelmente terá de aposentá-lo, ou sinal de que o sistema de arquivos está corrompido.
A seguir estão os sinais de alerta comuns de um SSD no fim da vida:
Passos para recuperar dados de Kingston SSD:
Método 1. Execute CMD para corrigir e reparar SSD ou HDD corrompido
Formatar seu SSD
Abra o Explorador de Arquivos no Menu Iniciar ou Barra de Tarefas do Windows 10 e, na coluna da direita, procure pela unidade de armazenamento. Se o seu computador só possui uma unidade, ela é identificada como Disco Local (C:).
Abra o aplicativo e, na barra lateral esquerda, clique em “Storage” (armazenamento). Passo 3. Por fim, localize o item “Tipo do SATA”. Na coluna à direita você poderá conferir a versão do conector SATA ou IDE, se for o caso.
Não há nenhum método via software que seja confiável para avisar ao usuário sobre a existência de slot M. 2 em seu notebook. A única forma de descobrir se sua máquina possui a interface é por meio do manual ou abrindo o computador para verificar a placa-mãe.
Os SSDs costumam ter uma variedade em capacidade de armazenamento entre 120 GB chegando até 8 TB. Tenha em mente que é importante sempre fazer uma varredura dos arquivos que são realmente necessários e daqueles que não têm mais utilidade.
Verifique a partição que você não quer, clique com o botão direito do mouse na letra de unidade que você deseja excluir, e selecione a opção Excluir Volume. A partição será excluída e novo espaço livre será designado.
No caso do SSD não existe formatação física, pois estamos tratando com memórias, que são organizadas em forma de uma matriz de chips de onde os bytes podem ser armazenados. Já a formatação lógica é necessária para que o HD possa ser reconhecido pelo sistema operacional.
Clique em “Gerenciamento de Disco” no painel esquerdo da janela. Clique sobre o nome do seu SSD na lista de unidades mostrada na tela. Clique com o botão direito sobre a unidade SSD e selecione "Formatar". Selecione as opções desejadas em “Sistema de Arquivos” e “Tamanho da unidade de alocação” nos menus suspensos.
Clique com botão direito do mouse no disco MBR que você deseja transformar em um disco GPT e, em seguida, clique em Converter em Disco GPT. Right-click the MBR disk that you want to change into a GPT disk, and then click Convert to GPT Disk.
No caso de SSD, para fins de velocidade, não fará diferença a divisão (ou não). A divisão é aconselhável apenas para fins de organização ou de separação do sistema operacional, em caso de eventuais falhas. Você pode conferir também as 7 Razões para particionar o disco rígido (HD ou SSD) do seu PC.
DISKPART
SSD detectado na BIOS mas não na instalação do Sistema Operacional
Como Formatar o Disco Rígido Usando o Prompt de Comando?
Pressione a tecla Windows + X e clique em Gerenciamento de disco. Encontre a unidade no painel inferior, clique com o botão direito do mouse nela e clique em Propriedades. Alterne para a guia Volumes. Ao lado de Estilo de partição, você verá o registro mestre de inicialização (MBR) ou a tabela de partição GUID (GPT).
Conecte-se como administrador, abra o dispositivo e execute o sudo gparted. Você obterá a janela do GParted com todas as unidades de armazenamento conectadas ao computador. Clique com o botão direito no disco a ser formatado, selecione Formatar em e escolha o sistema de arquivos em função do seu sistema operacional.