O preço médio a ser investido no m² de pintura do telhado costuma ficar entre R$ 30,00 e R$ 50,00, dependendo das características do telhado e da técnica de pintura escolhida.
Quanto os valores, o preço cobrado varia muito de uma região para a outra, no entanto o valor padrão para os custos com a mão de obra por metro quadrado é de 800 a 1200 reais. O valor com reajuste poderá subir cerca de 100 reais ou mais dependendo da região em que se mora.
Reabilitação de telhados: preparando para pintar
Ao limpar o telhado, o proprietário pode notar pequenos furos ou telhas completamente quebradas. Aproveite o momento para resolver esse problema. Uma das funções do telhado é proteger o madeiramento que o escora. A água da chuva pode apodrecê-lo.
Contudo, se isso não for possível, aqui vão algumas das principais dicas para que você mesmo consiga executar o processo com a maior segurança possível.
Fácil limpeza A telha esmaltada tem a superfície bem lisa, sem ranhuras, relevos ou outros tipos de deformações. Sendo assim, a limpeza e manutenção torna-se mais fácil, já que não há o acúmulo de sujeira. O recomendado é limpar a telha esmaltada somente com água e sabão.
Dicas de Uso: dilua 1 litro do Limpa Telha em 1 litro de água ou, conforme a sujeira, dilua 1 litro em 10 litros de água. Enxague bem. Caso não saia toda a sujeira, basta repetir a operação.
Basta misturar uma xícara de chá de água sanitária ou sulfato de cobre em um litro de água. Molhe o telhado com essa solução e deixe agindo durante 20 minutos. Depois, utilize a lavadora de alta pressão ou vassoura/esfregão para remover a sujeira, que ficará mais amolecida.
Lixívia de cloro é um produto de limpeza eficaz, especialmente para míldios e remoção do molde. Assim, você pode usar este produto para se livrar do mofo e manchas de mofo de telhas de seu telhado. Basta misturar um pouco de água sanitária em um balde de água e, em seguida, pulverizar esta solução no telhado.
Para limpar esse tipo de material, você pode preparar algumas soluções caseiras, como misturar detergente, água e vinagre de vinho de branco em um balde ou diluir algumas colheres de saponáceo cremoso em água limpa. Qualquer um dos dois métodos vai ser eficaz.
Dilua meia xícara de detergente neutro em um balde com 1 litro de água, em seguida molhe o pano na água e limpe gentilmente o teto. Procure sempre evitar movimentos bruscos, pois podem danificar o material.
Em um balde em sua área de limpeza e lavanderia, adicione 1 litro de água para 100 ml de água sanitária e espalhe pelo ambiente atingido pelo mofo, deixando agir por 30 minutos. Depois disso, tirar a mancha fica fácil. Basta um pano limpo ou esponja e pronto, tirar o mofo de madeira é mais simples do que parece.
Para limpar o forro de PVC da forma certa, utilize um balde com água e detergente neutro. Coloque meia xícara de detergente para cada litro de água. Com a esponja ou o pano, mexa a solução até formar espuma. Torça o pano ou a esponja para tirar o excesso.
Um jeito muito simples de limpar o forro de PVC é fazer uma mistura de água, vinagre e detergente. Para isso, misture meia xícara de vinagre com duas colheres de sopa de detergente em um balde com água. Agora basta mergulhar um pano de chão, torcer e passar por todo o forro de PVC.
O aspirador de pó deve ser o aliado. Para tetos de estuque, o aspirador também entra em ação. Se o seu ambiente conta um pé direito alto com papel de parede, o ideal é utilizar uma mistura com água morna e gotas de detergente que deve ser aplicada com uma esponja macia. Depois, utilize um pano seco.
Ponha uma pequena tigela de vinagre no cômodo onde está a mancha de fumaça. O vinagre absorverá os odores que podem impregnar o ar depois da limpeza das paredes e do teto.