Para execução de alvenaria estrutural (não armada) de blocos cerâmicos o custo por m² é de R$40,00 /m². O preço do m2 de alvenaria em bloco estrutural sai entre 45 a 5o reais o m2.
Vantagens da Alvenaria Estrutural
A principal vantagem é a economia. A redução do custo pode chegar até 30% se comparado com um sistema convencional. Isso ocorre, principalmente, porque não ocorre quebra de blocos, desperdiça-se pouco material. Convencionalmente as paredes são erguidas e depois rasgadas para que as tubulações fiquem embutidas.
Se comparado ao tijolo comum ou ao de solo-cimento, o bloco de concreto rende mais porque a mão-de-obra executa a alvenaria mais rapidamente. É o mais resistente de todos e o desperdício causado pelas quebras do material é muito inferior ao tijolo baiano.
Parede estrutural não são passiveis de execução de nicho podendo comprometer toda a construção. ... Qualquer nichos, mesmo feitos em estruturas de concreto que não é o caso, devem prever reforços de aradura em seu entorno.
Siga as paredes internas até sua estrutura. Se há outra parede, um piso com vigas perpendiculares ou outra construção pesada acima dela, provavelmente se trata de uma parede de sustentação. No entanto, se houver um espaço não terminado, como um sótão sem piso completo, a parede provavelmente não está suportando peso.
Alvenaria estrutural?
3 Respostas. olá, normalmente estão nos cantos,principalmente quando as paredes se encontram e sempre embaixo de vigas que atravessam a laje apoiando a mesma, se tiver dúvida fure o reboco primeiro se sentir algo parecido com um pilar,quebre um pequeno pedaço,ára ter certeza.
No processo construtivo da alvenaria, a parede é formada por tijolos ou blocos de concreto, que são assentados com argamassa. No drywall, são montados esqueletos metálicos com perfis horizontais e verticais e esses quadros são revestidos com placas de gesso acartonadas.
Se esse for o caso, é possível retirar paredes ou fazer novas aberturas para portas e vãos. É só identificar as vigas e pilares e não derrubá-los. Agora, se o sistema for de alvenaria estrutural, como o próprio nome já diz, as paredes tem a função de estrutura da construção. Nessas obras não se usa pilares e vigas.
Os pilares são representados no desenho de forma em corte, ou seja, representa-se a seção transversal do pilar com as respectivas dimensões para o pavimento em questão.
É interessante posicionar pilares nas quinas (extremidades) da planta da casa; É fundamental que existam pilares nas quinas do barrilete (laje que sustentará a caixa d'água do sistema hidrossanitário);
2) Planta de forma Da planta de forma, é possível identificar a posição de cada elemento e suas dimensões para que seja possível montar as formas da estrutura de forma adequada. A planta de forma deve estar bem cotada para evitar erros durante a concretagem dos elementos.
Método 1 de 2: Fundamentos da leitura de projetos arquitetônicos
São feitas em escala 1:100 ou 1:50. Isto significa que, 1 centímetro em uma planta feita em escala de 1:100 corresponde à 100 centímetros ou 1 metro linear. Por sua vez, em uma planta feita em escala de 1:50, a medida real de 1 metro na planta corresponde à 2 cm.
Pode-se definir Projeto Arquitetônico como a materialização da idéia, do espaço imaginado, é a representação da concepção projetual. O projeto arquitetônico é o processo pelo qual uma obra de arquitetura é concebida e também a sua representação final. ...
Escala. A escala nada mais é do que a relação entre as dimensões de um desenho e o objeto que ele representa. No canto inferior esquerdo está a escala dessa planta, de 1:50. Isso significa que cada 1 cm desenhado corresponde a 50 cm na realidade.
Normalmente a Planta Baixa é feita a partir de uma secção de 1.
Tamanhos de esquadrias As janelas, quando representadas em planta baixa serão especificadas com três informações: a largura (l) e altura (h) da janela e, a altura do peitoril (p). O peitoril é a altura do piso até o início da janela.
Exemplo: Um desenho de uma planta baixa de uma residência representado na escala 1:50, significa que em cada 1 cm no papel equivale a 50 cm na medida real ou 0,5 m (medida real da residência). A medida real da residência será cinqüenta vezes maior que sua representação em planta.
A melhor maneira é com uma fita métrica: vá medindo pelos rodapés das paredes até completar a volta. Em seguida desenhamos em “escala” o resultado dessas medidas numa folha de papel em branco. A escala pode ser feita de 1 para 50, ou seja, cada metro de parede será desenhado como 2 cm.
Vamos pegar como exemplo a escala de 1:100. Esse número significa que cada 1 unidade de medida no desenho representa 100 unidades de medida no tamanho real. Ou seja: para representar um objeto de 10 metros de comprimento em uma escala de 1:50, é necessário desenhar uma linha de 20 centímetros no projeto.
Vamos dividir a grandeza total pelo tamanho da área útil do papel: onde 20m corresponde a 2000 cm e 400 mm é igual a 40 cm, temos 2000/40= 50 sendo assim usaremos a escala de 1:50. Se nosso objeto fosse de 80 m e a área útil do papel de 40 cm, logo nossa escala seria de 1:200.