Os ingressos vão de R$ 200 a R$ 1.
O Festival Folclórico de Parintins é uma festa popular que acontece todos os anos no município brasileiro de Parintins, no interior do estado do Amazonas.
Centro Cultural e Esportivo Amazonino Mendes, mais conhecido como Bumbódromo, é um tipo de estádio com o formato de uma cabeça de boi estilizada, com capacidade para 35 mil espectadores, localizado em Parintins, AM. É o local onde ocorre o tradicional Festival Folclórico de Parintins.
Festival de Parintins
Parintins é uma cidade localizada no Estado do Amazonas e faz fronteira com o estado do Pará. A festa dura três noites, o Boi Garantido (de cor vermelha) e o Boi Caprichoso (de cor azul) fazem as suas apresentações. ...
Decidida décimo a décimo, o boi Garantido conquistou 1258,4 pontos, enquanto o boi Caprichoso obteve 1257,6 pontos. ... Agora, o Boi da Baixa de São José possui 32 títulos e o Caprichoso, que levou a Arena de Parintins a temática “Um Canto de Esperança para a Mátria Brasilis”, segue com 24 títulos.
Associação Folclórica Boi-Bumbá Garantido, conhecida como Boi Garantido, é um dos dois bois folclóricos que competem anualmente no Festival Folclórico de Parintins, no Amazonas. O Garantido é tido como o boi das massas populares e, principalmente, por ser o maior campeão do Festival.
É também conhecido como o “Boi do Povão”, “Boi da Paixão” e “Boi da Promessa”. O nome Garantido, com o qual Lindolfo batizou seu boi, deriva das batalhas de rua que tiveram seu auge nos anos 1950 e 1960. As batalhas eram encontros entre os bois, que surgiram na ilha de Parintins, por volta dos anos 1920 e 1930.
Boi Garantido
Por quinze anos, ele defendeu o Garantido. Porém, o cantor começou sua carreira na agremiação do Caprichoso. David Assayag, Senhor Presidente, disse que saiu do Boi Garantido por estar descontente com a diretoria do Garantido. ... Essa informação foi dada pelo presidente do Caprichoso, Carmona Oliveira Filho.
A diretoria do Caprichoso afirma, baseada em algumas versões da tradição oral, que o boi foi fundado por João Roque, Félix e Raimundo Cid, em 20 de outubro de 1913. Os três fundadores seriam irmãos, nascidos em Crato, que se mudaram para Parintins devido ao Ciclo da Borracha.
Resposta: Defensores desta tese alegam ainda que "Touro Galante" seria o apelido do Caprichoso à época. Por outro lado, alguns moradores antigos da cidade afirmam que na verdade, o Galante era um boi fundado em 1913, boi este que foi citado em canções de Lindolfo Monteverde, fundador do contrário, como seu então rival.
Roque Cid
Marujada de guerra É o nome da bateria do Boi Caprichoso e deriva do nome Marujo, brinquedo folclórico da Região Norte brasileira. É o item que funciona, muitas vezes, como base para o espetáculo dando ritmo, harmonia e cadência às toadas azul e branco.
O festival acontece nas três últimas noites do mês de junho, e organiza-se em torno da competição entre dois grupos de Bois: Boi Garantido, boi branco com o coração vermelho na testa, cujas cores emblemáticas são o vermelho e o branco; e Boi Caprichoso, boi preto com a estrela azul na testa, cujas cores são o preto e o ...
Cunhã-Poranga: Item feminina de destaque. Na língua tupi, significa mulher bonita da aldeia. Apresenta-se possuindo poderes míticos que a aproximam dos deuses.
Considerada a segunda maior festa do Brasil, somente superada pelo Carnaval do Rio, o evento mostra o “Boi-Bumbá”, a disputa entre dois grandes grupos folclóricos da região, representados por 'bois' de pano: um branco com um desenho de coração vermelho na testa, chamado Garantido; um outro preto, com uma estrela azul, ...
Durante a dança, o boi é morto, sendo logo em seguida ressuscitado por um puxão no rabo e volta a dançar. Na dança o boi abaixa e levanta a cabeça, dançando de forma desorientada, sobre os outros personagens. Esta manifestação do folclore brasileiro é uma das mais populares do nosso país.
Catirina
É uma das mais antigas formas de distração popular. Foi introduzido pelos colonizadores europeus, correspondendo à primeira expressão de teatro popular brasileiro. O Festival de Parintins é um dos maiores responsáveis pela divulgação cultural do Boi-Bumbá, realizado desde 1913.
A dança folclórica do bumba meu boi é um dos traços culturais marcantes na cultura brasileira, principalmente na região Nordeste. A dança surgiu no século XVIII, como uma forma de crítica à situação social dos negros e índios.
O bumba meu boi, conhecido também como boi bumbá em algumas regiões brasileiras, é uma das mais tradicionais danças do folclore brasileiro. A tradição é uma apresentação típica das região Norte e região Nordeste do país, que une dança, música e teatro para contar a história da lenda de um boi.
Bumba meu boi ou boi-bumbá é uma festa do folclore popular brasileiro, com personagens humanos e animais fantásticos, que gira em torno de uma lenda sobre a morte e ressurreição de um boi.
Personagens Humanos: o Capitão Boca Mole, um fazendeiro dono da festa; Bastião, ajudante do Capitão e amigo de Mateus, que em algumas versões aparece como filho do fazendeiro; Mateus, que dependendo da região é chamado de Chico, Pai Chico ou Pai Francisco; Arlequim, que aparece como pajem; Catirina, Catarina, Catita ou ...
A denominação de Reisado persiste ainda em Alagoas, Sergipe e Bahia. Em diversas outras regiões o folguedo é chamado de Bumba-meu-boi, Boi de Reis, Boi-Bumbá ou simplesmente, Boi.
Tem como principais personagens: o rei, o mestre, o contramestre, Mateus, Catarina, figuras e moleques.