Segundo especialistas, exames como a ressonância magnética e a tomografia computadorizada não têm o mesmo grau de precisão obtido com o PET-CT. Em 30% dos casos, após a realização do procedimento, o médico muda a forma de tratamento que vinha sendo empregada. Cada exame custa, em média, entre R$ 3,5 mil e R$ 4 mil.
Esse é o caso do PET-CT, exames diagnósticos por imagem (PET e CT) que quando realizados em conjunto são muito eficientes na detecção de cânceres, doenças do coração e problemas neurológicos. A sigla PET vem do inglês e traduzida significa “Tomografia por Emissão de Pósitrons”.
O PET-CT é feito através da injeção de glicose marcada com material radioativo chamado fluoro-deoxi-glicose (FDG-F18), com o paciente em jejum e em repouso. Após aproximadamente uma hora serão realizadas imagens do corpo inteiro. Primeiro se faz uma tomografia computadorizada (CT) seguida da análise metabólica (PET).
O exame de PET/CT junta essas duas imagens, a imagem precisa do corpo humano (da tomografia) e a imagem de onde está acontecendo o consumo de glicose (do PET). Isto mostra com precisão onde estão os tumores e pode ajudar o tratamento oncológico de várias maneiras.
Após um repouso de 60 minutos, necessário para a concentração do radiofármaco no organismo, é feita a aquisição das imagens, processo que dura cerca de 20 minutos. Os resultados são liberados em até 48 horas.
Este exame é indicado para o diagnóstico e acompanhamento do câncer. Com ele é possível saber onde se localiza o tumor e, após tratamento, para saber se foi eliminado.
O PET, ou tomografia por emissão de prótons, é capaz de avaliar as alterações metabólicas no organismo antes das alterações anatômicas ocorrerem. Enquanto o CT, ou tomografia computadorizada, fornece informações anatômicas como tamanho, formato e localização no corpo.
SUGESTÃO DE CARDÁPIO (PARA AS 12 HORAS QUE ANTECEDEM O EXAME):
As partículas produzidas em ambos os sistemas interagem com a matéria segundo os mesmos princípios físicos, absorção fotoeléctrica e dispersão de Compton, ocorrendo atenuação de acordo com a sua energia e o tipo de matéria com que interagem.
Tomografia por Emissão de Pósitrons acoplada à Tomografia Computadorizada (PET-CT) ou à Ressonância Magnética (PET-RM) Basicamente, a PET-CT é um equipamento que permite a realização simultânea de uma PET e de uma TC. Já na PET-RM, são realizadas a RM e a PET ao mesmo tempo.
PET-CT PSMA | Hospital Alemão Oswaldo Cruz.
Enviar cópia digitalizada da solicitação do exame e de formulário específico preenchido com os dados do(a) paciente e médico(a) solicitante. Qualquer dúvida entrar em contato através do telefone (47) 3380-5857.
PET- CT Oncológico - Exames e Diagnósticos | HCor - Hospital do Coração.
O PET/CT com PSMA é imprescindível ao tratamento do câncer de próstata, pois proporciona uma investigação mais completa e eficaz do tumor. A São Carlos Saúde Oncológica é pioneira na realização deste exame no Rio de Janeiro.
A Clínica Felippe Mattoso, no Hospital Samaritano, está com um novo e moderno equipamento de PET-CT. Compartilhar: O serviço conta com profissionais especializados e uma gama completa de métodos para diagnóstico de imagem.
Ecocardiografia - Clínica CEU Diagnósticos.
Onde Fazer
Portanto, se o seu objetivo é receber um ótimo atendimento, com diagnósticos precisos, marque seu ultrassom em BH na Clínica CEU. Ligue no (31) 3289-0500, entre em contato pelo WhatsApp (31) ou solicite seu agendamento online.
DUPLEX SCAN-ARTERIAL E VENOSO
O procedimento é feito da mesmo modo como se faz uma ultrassonografia normal. Nele, o paciente deita-se numa maca e é passado um gel na região em que será feita a observação. O profissional que conduz o ecodoppler vascular utiliza um transdutor que capta as imagens, assim como um ultrassom obstétrico.
O duplex-scan (também chamado de “Doppler”) é um exame derivado da ultrassonografia, bastante utilizado na avaliação dos vasos sanguineos e suas doenças. Porém ao contrário da ultrassonografia convencional, que apenas apresenta imagens, o duplex-scan é um exame muito mais complexo.
O Doppler Arterial e Venoso é um tipo de ultrassonografia que permite determinar a velocidade e o sentido da circulação sanguínea. É utilizado para identificar a presença de obstruções nas veias e artérias (aterosclerose), obstruções congênitas, aneurismas e diversos tipos de doenças vasculares.
Como é feito o exame Doppler Colorido Venoso de Membro Inferior? O Doppler Colorido Venoso de Membro Inferior é conduzido por um aparelho de ultrassom ajustado ao 'modo doppler'. A posição do paciente durante o exame vai depender do motivo da solicitação deste.
Duplex Scan ou Ultrassom Doppler das Carótidas e Vertebrais é um exame que permite a visualização e análise da anatomia e funcionamento das artérias que transportam o sangue para o cérebro na região do pescoço, através da utilização do ultrassom.