O realismo é uma corrente filosófica centrada no objeto, as coisas, naquilo que está para ser conhecido. ... Enquanto o realista crê poder conhecer a realidade em si mesma, o idealista pensa que só é possível conhecer as coisas na medida em que se manifestam para nós.
O movimento cultural recebeu esse nome porque tanto a literatura como a pintura e a escultura engajaram-se, nessa época, com o compromisso da verossimilhança e a proposta de retratar a realidade tal como ela era.
Os principais objetivos dos autores eram retratar o cotidiano do povo brasileiro, mesmo que ele não fosse belo. Há um forte compromisso com a realidade. Por conta disso, as obras realistas brasileiras costumavam abordar a população humilde da forma mais visceral possível.
Realismo crítico parte do pressuposto de que o conhecimento de um objeto se faz através dos sentidos. O que estes captam é a própria coisa e não sensação ou processos fisiológicos pelos quais captam. A sensação é sempre "sensação do objeto".
O que diferencia o naturalismo é a abordagem patológica das personagens e situações. Enquanto o realismo privilegia mergulhos psicológicos nas personagens, o naturalismo possui um olhar anatômico, ressaltando a doença e o aspecto animalesco do ser humano.
Podemos citar algumas correntes como: O determinismo, o positivismo, a psicanálise, o evolucionismo, o socialismo. O Realismo foi desenvolvido como uma base para o momento histórico da nação, onde a ascensão do positivismo e do evolucionismo se faziam presentes.
O determinismo, o positivismo, a psicanálise, o evolucionismo, o socialismo.
Autores do realismo brasileiro
Além de possuir forte caráter ideológico, com a descrição dos costumes em uma linguagem coloquial e regional. Os escritores, com uma linguagem clara e objetiva, iam direto ao foco da questão, contrário ao romantismo que era subjetivo, e suas críticas eram direcionadas às instituições, Igreja Católica e burguesia.
Já no Simbolismo português (1890-1915), os principais autores são:
Em 1893, o poeta brasileiro catarinense João da Cruz e Sousa (1861 – 1898), conhecido como Cruz e Sousa, Dante Negro ou Cisne Negro, publicou duas obras que foram consideradas o marco do Simbolismo no Brasil. Foram elas: Broquéis (1893, poesia) e Missal (1893, poemas em prosa).
As principais características do Simbolismo são elementos místicos e transcendentais, subjetividade, musicalidade e presença de figuras de linguagem como a sinestesia. Essas características do Simbolismo se referem a linguagem e ao estilo de escrita feitas pelos escritores simbolistas.