Ela apresenta três fases ou três definições, sendo uma a de extrair significado do texto, a outra é de atribuir significado a um texto e a outra e de ser um meio de relação entre o texto e o leitor ou entre o autor e o leitor.
A leitura é um processo no qual o leitor realiza um trabalho ativo de construção do significado do texto, a partir dos seus objetivos, do seu conhecimento sobre o assunto, sobre o autor, de tudo o que sabe sobre a língua: características do gênero, do portador, do sistema de escrita, etc.
É o processo onde a criança aprende a decodificar os elementos que compõem a escrita. Ou seja, o desenvolvimento de competências quanto à memorização do alfabeto, o reconhecimento das letras, a ligação entre sílabas e formação de palavras, utilizando-as na leitura e na escrita.
No início do processo a criança supõe que a escrita é uma forma de desenhar as coisas, depois de uma árdua reflexão sobre a questão de que a escrita representa a fala, o som das palavras e não o objeto a que o som se refere. ... É impressionante perceber como ocorre a escrita da criança.
Ferreiro (1999, p. 47) afirma que “a alfabetização não é um estado ao qual se chega, mas um processo cujo início é na maioria dos casos anterior a escola é que não termina ao finalizar a escola primária”.
A dislexia é uma dificuldade de aprendizagem que afeta a leitura, escrita, pode também apresentar problemas com os números, a memória, o domínio das letras, números e afeta a fala.
No processo de alfabetização, a leitura precede a escrita. Na verdade, a escrita nem precisa ser ensinada se a pessoa souber ler. Para escrever, uma pessoa precisa, apenas, reproduzir graficamente o conhecimento que tem de leitura.
Diminui o estresse (algo importante para manter a cabeça tranquila), melhora o poder de concentração, ajuda a fugir de clichês e aumenta a capacidade de memorização. A escrita ativa uma área cerebral que transforma ideias em significados e depois em palavras.
A escrita é um processo simbólico que possibilitou o homem expandir suas mensagens para muito além do seu próprio tempo e espaço. ... Escrever é importante, pois deixa a mente fluir, deixando nosso pensamento no papel, falando sobre algum assunto que aconteceu ou está acontecendo.
Uma boa redação transmite sensação de confiança, pode destacá-lo em processos seletivos, um projeto bem escrito pode angariar mais recursos para sua organização etc. ... Praticar a escrita também é outro recurso, pois a prática leva à perfeição.
A escrita faz com que o pensamento flua de maneira mais coesa e concisa. Por isso, você perceberá mudanças positivas na forma como fala e se comunica com os outros. Assim, sua autoconfiança ao falar com alguém será muito maior. O gosto pela escrita desperta também o gosto pela leitura.
A principal vantagem é a simplificação ortográfica, que facili- tará a vida de nossos filhos e netos, dispensando-os de decorar mui- tas regras que não podem ser justificadas racionalmente.
O diário é, antes de tudo, uma forma de refletir sobre seus problemas, sobre os limites que a vida lhe impõe. Trata-se, portanto, de um exercício de autoconhecimento; ali você faz o retrato da sua vida psicológica. 2. Escrever um diário despertará sua autoconfiança.
Escrita terapêutica é exatamente o que parece: o ato de utilizar a escrita como ferramenta terapêutica. Inúmeros estudos apontam a prática, também chamada de escrita expressiva, como uma forma de aumentar a imunidade e também de atenuar dores e sintomas de doenças já diagnosticadas.
10 exercícios de escrita terapêutica
O que fazer:
A escrita intuitiva vai te ajudar a se expressar com o coração. Ajudar a colocar em palavras aquilo que você ainda não conseguiu compreender em si mesmo. Vai desbloquear uma nova forma de comunicação para se relacionar com um mundo de uma nova maneira.
A escrita expressiva é uma técnica em que as pessoas geralmente escrevem sobre uma experiência perturbadora de 15 a 20 minutos por dia durante três ou quatro dias.
É correto dizer meus pêsames?
5 passos para expressar sentimentos da melhor maneira
As dicas a seguir irão ajudá-lo a colocar para fora as suas emoções e sentimentos negativos sem medo.
Aprenda a expressar as emoções. Fale sobre o que você não gosta. Não guarde as suas mágoas até que elas comecem a machucá-lo. “A maneira mais desagradável de reagir a uma provocação é sentir raiva e ficar em silêncio, porque o agressor geralmente interpreta o seu silêncio como desprezo.”
Historicamente se diz que no coração está a origem do amor, da coragem, da bravura e que pessoas boas têm coração grande e ruins não têm coração. Porém, hoje sabemos que o cérebro é a base do comportamento humano, sede de todos os sentimentos, pensamentos e emoções.