A literatura (do latim littera, que significa “letra”) é uma das manifestações artísticas do ser humano, ao lado da música, dança, teatro, escultura, arquitetura, dentre outras. Ela representa comunicação, linguagem e criatividade, sendo considerada a arte das palavras.
A essência da literatura é escapar a toda determinação essencial, a toda a afirmação que a estabilize ou a realize...o que cada livro persegue como se fosse a essência do que ama e desejaria apaixonadamente descobrir, é a não-literatura.
A principal diferença que se estabelece entre filme e livro diz respeito a linguagem: uma visual e outra literária. ... A ampliação da ação é indispensável ao filme; o romance também amplia a ação, por meio da experiência dos persona- gens e pela descrição e análise dos eventos narrados.
A literatura se configura como recriação da realidade a medida em que se constitui como construção criativa de um determinado sujeito e agente histórico inserido num contexto social e influenciado por uma série de fatores pertencentes ao local em que se localiza e às experiências vividas.
A literatura é uma forma de arte que se utiliza da escrita como matéria-prima. Na realidade interna, aquela que se passa dentro da obra, podemos sempre identificar uma visão ou uma perspectiva diferente da nossa realidade, o ponto de vista do autor. ...
O principal objetivo da LITERATURA é, paulatinamente, gradativamente, despertar a sensibilidade, coadunando no próprio ESCRITOR o seu senso de equilíbrio, o seu senso de harmonia e o seu senso de disciplina.