Como o acúmulo de placa pode provocar cárie e gengivite, usar fio dental diariamente é altamente recomendável. Para aproveitar ao máximo o uso do fio dental, uso a seguinte técnica: Enrole aproximadamente 40 centímetros do fio ao redor de cada dedo médio, deixando uns dez centímetros entre os dedos.
Qual é a frequência ideal de uso? O fio dental deve ser utilizado preferencialmente antes da escovação, depois de cada refeição. Ou, no mínimo, uma vez ao dia, na escovação noturna.
O irrigador oral é um substituto do modo tradicional de passar fio dental, podendo ser uma opção para as pessoas que têm dificuldade no manuseio do fio dental ou, por exemplo, para quem usa aparelho, já que o uso do fio dental neste caso acaba sendo mais complicado.
COMO LIDAR COM A HALITOSE O início de qualquer boa rotina é escovar os dentes duas vezes ao dia com um creme dental adequado. Escolha o creme dental parodontax com sua fórmula de baixa abrasão com bicarbonato de sódio, que remove fisicamente a formação da placa bacteriana ao longo da linha da gengiva.
Aprenda como curar mau hálito seguindo essas dicas simples:
Sempre antes de dormir e ao acordar faça o ritual nessa ordem: passe o fio dental, escove os dentes, limpe a língua com um limpador adequado e, por fim, aplique o enxaguante (a base de dióxido de cloro) na forma de gargarejo por dois minutos. Após esses rituais matinais e noturnos, não coma nada por 30 minutos.
A cárie dentária costuma ser o resultado da ingestão de alimentos açucarados ou ricos em amido e da não observância de uma boa rotina de higiene bucal. Se os dentes não forem limpos regularmente, as bactérias bucais criam uma camada de placa pegajosa que se acumula e pode dissolver o esmalte dentário.
A obstrução intestinal ocorre quando o intestino delgado ou grosso está bloqueado e não consegue mais movimentar os alimentos digeridos pelo corpo. Quando isso acontece, as fezes recuam, o que pode provocar o mau hálito (que costuma ter cheiro de fezes).
Procure um dentista estomatologista ou periodontista para eliminar possíveis causas. Beba bastante água, evite longo períodos sem se alimentar, Capriche na higiene bucal, mantenha a glicemia em níveis adequados e utilize, de vez em quando, goma de mascar ou balas sem açúcar, para aumentar o fluxo de saliva.
Ter mau hálito ao acordar é normal. Isso ocorre por causa do jejum aliado à diminuição do fluxo de saliva que acontece normalmente durante o sono. No entanto, se após o café da manhã e a escovação dos dentes o odor persistir, é importante buscar ajuda profissional. A halitose pode estar na área.
Para eliminar o mau hálito de uma vez por todas deve-se comer alimentos de fácil digestão, como saladas cruas, manter a boca sempre úmida, além de manter a boa higiene bucal, escovando os dentes e passando o fio dental todos os dias.
Para tirar os cáseos que ficam presos nas amígdalas, pode-se realizar um gargarejo com água morna e sal ou com um enxaguante bucal, cerca de duas a três vezes ao dia ou remover manualmente com a ajuda de um cotonete, por exemplo.
Pode ainda ser removido das amígdalas mediante a utilização de instrumentos ou “apertando-se” as amígdalas, podendo gerar ferimentos nestes casos. Esta condição afecta uma significativa percentagem da população, na ordem dos 10%, podendo durar anos ou a vida inteira.
Ao remover as pedras das amígdalas, agite o cotonete na pia sem encostar o algodão em nenhuma superfície ou limpe-o com um papel-toalha. Se você encostar o cotonete em uma superfície, como a pia ou o balcão, troque-o por um novo.
Gargarejo usando vinagre de sidra de maçã Em um copo, dilua um pouco de vinagre de sidra de maçã em água e gargareje. Comece misturando uma colher de sopa de vinagre e um copo de água morna para o gargarejo. Experimente fazer isso 3 vezes ao dia para ajudar a soltar os cáseos mais rapidamente.