Foi avaliado que a atividade com solda expõe o trabalhador a agentes agressivos à saúde, principalmente, produtos químicos derivados dos fumos da solda. ... Constatada que a insalubridade está presente no dia a dia do empregado, ele terá direito a receber um adicional.
Ou seja, quando estiver exposto a riscos físicos, químicos ou biológicos dentro dos critérios da NR-15, o trabalhador terá direito ao benefício. Este adicional de insalubridade varia entre 10%, 20% e 40%, dependendo do grau de risco – mínimo, médio e máximo, respectivamente. O valor incide sobre o salário mínimo.
Cálculo
O documento também determina qual a percentual a ser pago, de acordo com o grau de exposição:
O adicional de insalubridade (AIns) deve fazer base para cálculo da remuneração das férias....Com este reajuste o adicional de insalubridade, com base na média encontrada na tabela acima, seria:
Parágrafo 5º do artigo 142 da CLT – Os adicionais por trabalho extraordinário, noturno, insalubre ou perigoso serão computados no salário que servirá de base de cálculo da remuneração das férias.
Veja agora as principais ações para a realização desse cálculo:
Para atividades insalubres em grau mínimo, o adicional é de 10% do salário mínimo. Para insalubridade em grau médio, o adicional é de 20%, e para o grau máximo, é de 40% do salário mínimo da região.
FORMA DE CÁLCULO