A exposição durante a noite a ruídos superiores a 30 decibéis (dB) (até esse limite, o som equivale ao de uma tranqüila noite no campo) pode levar pessoas mais sensíveis a ter um sono superficial, o que leva à sonolência e cansaço ao longo do dia.
Em zonas residenciais o limite de ruído permitido é de 50 decibéis (o equivalente a um choro de bebê) entre 7h e 22h. Das 22h às 7h o limite cai para 45 decibéis. Em zonas mistas, são permitidos até 65 decibéis (compatíveis com o latido forte de um cachorro) durante o dia e entre 45 e 55 decibéis das 22h às 7h.
60 dB
O decibel (dB) nada mais é do que a décima parte de um Bel, ou seja, 0,1 Bel. A intensidade I de um som pode ser percebida com precisão, e está relacionada com a quantidade de energia sonora recebida por segundo a partir da fonte de som.
[ Física, Metrologia ] Décima parte do bel, unidade de medida que serve, em acústica, para definir uma escala de intensidade sonora (símbolo: dB). ... Plural: decibéis.
A unidade de medida decibel (dB) é usada para medir a intensidade do som, chamado de “volume” ou “altura”, por medir a relação entre os picos e depressões de uma onda sonora.
O bel (símbolo: B) é uma unidade de medida adimensional, que compara a intensidade de um sinal a uma referência. Recebe este nome em homenagem ao físico Alexander Graham Bell. O cálculo é mais frequente em decibel.
Origem : Foi inventado por engenheiros do Bell Labs para quantificar a redução no nível acústico sobre um cabo telefônico padrão com 1 milha de comprimento. Originalmente era chamado de unidade de transmissão ou TU, mas foi renomeado entre 1923 e 1924 em homenagem ao fundador do laboratório Alexander Graham Bell.
A proporção de ondas é medida em decibéis, que nada mais é do que a intensidade da energia ou onda sonora propagada pelo ar. Em uma biblioteca, por exemplo, é comum encontrarmos ondas que variam entre 30 e 40 decibéis; uma máquina de lavar roupas chega a 60; um aspirador chega a 70 decibéis.
A freqüência de um som mostra o quanto ele é grave ou agudo, enquanto os decibéis indicam o volume. ... No mundo das ondas sonoras, os ouvidos traduzem o crescimento da freqüência como um som que fica cada vez mais agudo. Além disso, cada valor de freqüência também significa um tom específico.
Enquanto o decibel mensura a altura do som, a unidade hertz (Hz) contabiliza a frequência do som, ou seja, o número de ciclos de uma onda sonora por segundo.
O que é Decibel (dB) O decibel é uma unidade utilizada para mensurar a intensidade do volume/som presente em um ambiente. Para tal, é usada uma escala logarítmica que distribui os diferentes níveis de intensidade de um barulho em decibéis. Nesse sentido, o maior volume fisicamente possível é de 194 dB.
A frequência é dada em hertz (hz) e diz qual é o tipo de som reproduzido/analisado. Nós ouvimos frequências de 20hz à 20000hz. De maneira mais técnica, a frequência informa a quantidade de ondas/vibrações por segundo. Onde: 20 hertz quer dizer 20 ondas/vibrações por segundo.
O melhor sistema de som automotivo é resultado de vibrações de um corpo (membrana, cone, corda, etc.) com frequência aproximadamente compreendida entre 16Hz e 20KHz. Além disso, é preciso que o corpo vibrante se encontre em um meio material adequado para se propagar (no nosso caso o ar).
Escrita. Em português a forma "hertz" é aplicável tanto no singular como no plural. Como em todas as unidades do SI, cujo nome é derivado de um nome próprio de uma pessoa, a primeira letra do símbolo é maiúscula (Hz).
A equalização ocorre como um aumento ou diminuição da amplitude de um sinal em uma dada frequência. No entanto, as frequências vizinhas também são aumentadas ou diminuídas em menor intensidade para que não haja uma transição brusca entre o sinal não equalizado e a frequência alterada.