Por isso, o ideal é regá-la diariamente com bem pouca água, para manter a umidade da terra constante. No entanto, se não for possível, tente manter uma frequência de rega de três vezes por semana. Se você achar que ainda não está na hora de regar sua samambaia, toque a terra. Estando seca, regue.
As samambaias absorvem as energias negativas purificando o ar. Como as suas folhas crescem para baixo, segundo o Feng Shui é importante ter por perto alguma planta com folhas que cresçam para cima para equilibrar as energias.
Seu chá é indicado em casos de doenças do sistema respiratório, como gripe, resfriado, pneumonia, bronquite e asma. Também é usado para curar males do fígado, sanar dores reumáticos e diminuir a febre, fortalecer o sistema imunológico e tratar inflamações em geral.
Não há uma regra. Plantas bem desenvolvidas toleram curtos períodos de seca, sendo assim, as regas podem ser espaçadas, de forma que o solo seque superficialmente entre uma rega e outra. O excesso de água pode prejudicar a planta. Mas, inicialmente as plantas devem ser bem irrigadas.
Quando você recebe uma visita e a planta murcha ou morre não importando de qual é a espécie, seja uma orquídea, uma violeta, um cacto ou arruda, a chance é grande de ter ocorrido uma transferência de energia extrema.
Arruda: é umas das ervas mais poderosas para combater inveja e olho-gordo. A arruda já era conhecida e usada na antiga Grécia e Roma. Foi popularizada no Brasil pelas escravas na época na colonização. Quando colocada num ambiente, além de proteger, emite vibrações de prosperidade e entusiasmo.
Como consumir Não beba chás, sucos ou qualquer outro alimento com a arruda, pois em excesso há risco de vômitos, sonolência, convulsões e fortes hemorragias. O consumo da arruda só pode ser feito após a orientação médica ou de um nutricionista.
Adicione as folhas de arruda na xícara com água fervente, tampe e espere por 5 a 10 minutos até que o chá esteja morno. A mulher que deseja regular a menstruação, ou restaurar o fluxo menstrual, deve tomar 3 xícaras deste chá diariamente, dois dias antes da provável menstruação.
Anna Carolina reforça que as grávidas não devem consumir o chá de arruda pois ele estimula as contrações uterinas podendo causar aborto. “Além disso, ele não é indicado para nutrizes devido à ausência de dados de segurança”, acrescenta.
O ideal é ingerir no máximo duas xícaras do chá de arruda por dia. “Os casos de intoxicação pelo consumo excessivo podem gerar sintomas leves de cólicas gastrointestinais, diarreia, confusão mental, choque, convulsões e em casos muito graves, pode levar à morte”, alerta Haline.
A arruda é indicada na medicina popular para impulsionar a menstruação e promover o aborto. Esses efeitos se devem à sua capacidade de causar fortes contrações uterinas, que podem provocar hemorragias, e, em altas concentrações, até a morte da mulher.
Ele é revitalizante, antirreumático, estimulante da circulação, alivia a tensão e a dor muscular, trata contusões, combate tendinite, bursite, varizes, celulite, cãibras e o cansaço muscular.