Em "O bicho Alfabeto", de Paulo Leminski, temos a apresentação de um poema composto por quatro versos, sendo visualmente curto. O seu terceiro verso temos a presença de nove palavras, que são as seguintes: "com frases se fazem asas palavras o vento leve".
O bicho alfabeto tem vinte e três patas, ou quase. Por onde ele passa, nascem palavras e frases.
Era uma vez Um bichinho diferente. Ele era muito esperto E também inteligente. Tinha 26 patinhas Cada qual com uma letrinha. E por onde ele passava Nascia uma palavrinha.
O bicho, meu Deus, era um homem. Fonte: https://literaturaemcontagotas.wordpress.com/o-bicho-de-manuel-bandeira/ Acesso em: Em relação à estrutura de escrita do poema “O bicho”, assinale a alternativa CORRETA. Possui 04 estrofes e 10 versos.
O bicho, meu Deus, era um homem. O grande Manuel Bandeira escreveu o poema acima em dezembro de 1947, no Rio de Janeiro. O poema, que serviu para reflexão sobre os homens que vivem catando lixo para comer ainda é atual mesmo depois de sessenta e seis anos porque a miséria e os lixões ainda existem em todo país.
a) A metáfora já surge no título “O Bicho”, que se definirá, no último verso, como sendo um homem. ... O eu-lírico do poema vê na ação de revolver o lixo em busca de alimento uma degradação do homem. Portanto, enquanto na crônica há uma humanização (personificação) do animal, no poema há uma animalização do ser humano.
Escrito no Rio de Janeiro, no dia 27 de dezembro de 1947, o poema retrata a realidade social do Brasil imerso na miséria durante a década de quarenta. ... Bandeira demonstra ter capacidade de transformar uma cena triste e cruel em poesia.
O bicho, meu Deus, era um "homem." Este Poema fala da degradação do ser humano ,devido a sua condição social precária , ele passa a se alimentar de tudo que pode tirar de um lixão .
Resposta: O poema O Bicho, escrito pelo autor brasileiro Manuel Bandeira (1886-1968), tece uma dura crítica social da realidade brasileira dos anos quarenta. Conciso, O Bicho é preciso ao fazer um registro da miséria humana. Espero ter ajudado!
Verificado por especialistas Sugestão: Provavelmente, o homem, ao encontrar alguma coisa, não a examinava nem cheirava porque sentia tanta fome que não importava se a comida estava boa para ser consumida; não importava se estava estragada ou não.
Resposta. Explicação: a) pois tem estrofes, tem 2 estrofes e 7 versos.
O poema é um gênero textual que pode ser escrito conforme rígidas normas — os poemas de forma fixa — ou em versos livres, nos quais mais valem as imagens do que a métrica. O poema é um gênero textual relacionado com os gêneros literários. ...