Deve-se usar a palavra deste em relação a algo que se encontra próximo da pessoa que fala; e o termo desse em relação ao que está próximo da pessoa para quem se fala. Por exemplo: Gosto mais deste gato do que desse cão. O gato encontra-se junto do emissor e o cão deverá estar próximo do receptor.
O “dá ou desce” é uma expressão que indica coerção, constrangimento, a opção do ruim pelo… ruim também. Sua origem é sexual e até ai, qualquer bobo sabe. Ela é do tempo em que eram poucos os carros e quase nenhuma as namoradas que, digamos, facilitavam as coisas.
SEPARAR EM SÍLABAS
A expressão original é “ou dá ou desse”. A variante “ou dá ou DESCE” é, como direi?, uma versão fescenina, motorizada e bem mais recente do jogo de palavras. Na combinação já clássica, a alternativa entre o presente do indicativo e o pretérito do subjuntivo expressa uma forma de fatalismo, de fato consumado.
Conjugação do verbo "descer"
Descer, nesse versículo, é nos arrepender, nos humilhar para termos a presença do Pai. Cristo deseja ver em nós uma reação de um genuíno arrependimento. O nosso Senhor, além de nos proporcionar acesso a Sua Casa, também é um Deus que está constantemente trabalhando a favor de nós.
Significado de Envaidecer verbo transitivo direto e pronominal Passar a ser vaidoso; ficar envaidecido; encher-se de orgulho e de vanglória; vangloriar-se: a inteligência do aluno envaidecia o professor; envaidecia-se de seus atos heróicos. Etimologia (origem da palavra envaidecer). En + vaida/de/ + ecer.