Resposta. Explicação: O gás sofre uma transformação isotérmica quando está em um sistema fechado e tem sua pressão ou volume alterados, porém, a temperatura é sempre constante.
A transformação isotérmica ocorre quando um gás, em condições ideais, sofre variação na sua pressão e no seu volume, mas a temperatura permanece constante. ... “Em um sistema fechado em que a temperatura é mantida constante, verifica-se que determinada massa de gás ocupa um volume inversamente proporcional à sua pressão.”
Em um processo isovolumétrico, a pressão é mantida constante e o volume ocupado pelo gás varia proporcionalmente à sua temperatura absoluta. Em processos isovolumétricos, o volume permanece constante e não há, portanto, realização de trabalho.
Um processo termodinâmico é a evolução de certas propriedades, que são chamadas propriedades termodinâmicas, em relação a um sistema termodinâmico particular. ... Um processo termodinâmico pode ser reversível ou irreversível.
As transformações podem ser isobáricas, quando a pressão é constante, variando volume e temperatura; isotérmica, quando a temperatura é constante, variando pressão e volume; isocórica ou isovolumétrica, quando o volume é constante, variando pressão e temperatura; e adiabática, quando não há troca de calor com o meio ...
A Termodinâmica é a área da Física que estuda diversos fenômenos e sistemas físicos complexos em que podem ocorrer trocas de calor, transformações de energia e variações de temperatura.
É comum no estudo das transformações o uso da função termodinâmica da entalpia (H), definida pela relação H = U + pV, em que U é a energia interna, p é a pressão e V é o volume do sistema.
Isolado: não troca energia nem matéria com o meio externo; Fechado: sistema que troca energia, mas não matéria com o meio externo; Aberto: é aquele que troca energia e/ou matéria com o meio externo; Termicamente isolado: esse tipo não troca calor com a vizinhança, ainda que nele possa ocorrer alguma modificação.
Por que estudar Termodinâmica? A Termodinâmica é a parte da Física que estuda a relação entre o trabalho mecânico e a energia térmica (calor), sendo a área responsável pelo estudo do funcionamento de diversos instrumentos amplamente utilizados no nosso cotidiano, como os carros, refrigeradores, panela de pressão etc.