substantivo feminino Arte de representar, através da pintura, coisas e seres inanimados, sem vida (vegetais, plantas, paisagens) ou sem consciência (animais): um dos maiores sucessos da temporada foi a venda do quadro Les Pommes Grosses, uma natureza-morta de Cézanne.
Atualmente, a fotografia surge como uma mídia alternativa à pintura como meio de retratar objetos e alimentos do cotidiano. A evolução tecnológica permitiu um retrato hiper-realista desse tema.
Por Natureza-Morta entende-se um gênero de pintura em que se representa seres inanimados ou elementos como frutas, flores, livros, taças de vidro, garrafas, jarras de metal, porcelanas, de modo a organizá-los de certa forma para que entrem em relação um com o outro (SHAPIRO, 1996).
O termo “Natureza Morta” foi oficialmente usado para nomear um gênero por volta do final dos anos 1500 até os anos 1600 (séculos XVI e XVII ) na Holanda. Sua definição alude a algo sem vida, sem movimento – um objeto inanimado.
A natureza morta moderna prevaleceu durante movimentos artísticos como o impressionismo e o pós-impressionismo. Notavelmente, durante o pós-impressionismo, Vincent van Gogh deu vida à pintura de natureza morta com suas pinturas expressivas e de flores e vasos. Um exemplo disso inclui sua peça, Girassóis (1889).
Enquanto reservavam principalmente o assunto de natureza morta para mosaicos, eles também o empregavam para afrescos, como Natureza morta com tigela de vidro de frutas e vasos, uma pintura de parede do século I de Pompéia.
Só para se ter uma ideia, as primeiras obras de natureza morta datam do século XV A.C e foram expressas pelos egípcios, que pintavam elementos desse estilo em tumbas e cemitérios, e exploravam a temática do cotidiano em suas paredes.
Figurativa, simétrica, tridimensional e deformação. Semelhança, contraste, ritmo e movimento. 5-Qual o principal gênero da arte barroca em pintura e em escultura tanto no Brasil quanto na Europa?
“Nossa missão é a de informar, difundir e popularizar a arte através de uma linguagem acessível a todos. Para fazer isto agimos de forma integra, sucinta e visionária afim de sensibilizar o maior número possível de pessoas. Promover o debate, exposições, curadoria e projetos para instituições e interessados com o propósito de promover o crescimento intelectual da sociedade através da arte.”
Como as representações de memento mori, essas peças geralmente combinam flores cortadas com objetos como crânios humanos, velas minguantes e ampulhetas viradas para comentar sobre a natureza fugaz da vida.
Não atoa, obras de arte de cunho histórico / representativo eram maiores em dimensões e se destinavam a exposições em espaços públicos, enquanto pinturas de natureza morta, normalmente, possuíam tamanhos menores e serviam para uso pessoal.
A natureza morta é categoria artística que possui objetos inanimados como temática central, normalmente dispostos sob uma mesa incluindo utensílios e alimentos organizados pelo artista de maneira única.
Durante o movimento de arte cubista, artistas populares como Pablo Picasso e Georges Braque criaram pinturas de natureza morta em seu estilo abstrato e cúbico característico. Um exemplo disso está em Large Still Life de Picasso (1881 a 1973) e Still Life with Metronome de Braque (1909)
Outro artista francês do pós-impressionismo, Paul Cézanne , pintou naturezas-mortas com frutas, pão, garrafas e cestas em cima de uma mesa aparentemente tombada, como em The Basket of Apples (c. 1895). A diferença entre essas pinturas e as pinturas de natureza morta holandesa mais realistas era que esses artistas modernos usavam pinceladas, cores e perspectivas mais expressivas.
Natureza-morta é um tipo de pintura e fotografia em que se veem objetos inanimados, como frutas, louças, instrumentos musicais, flores, livros, taças de vidro, garrafas, jarras de metal, porcelanas, dentre outros objetos.
As composições simbólicas e grotescas de Giuseppe Arcimboldo (ca. 15) - com frutas, animais e objetos compondo figuras - alimentam o desenvolvimento da natureza-morta no período. ... Caravaggio (15) é um dos pioneiros no gênero, exercitado entre 15 (detalhe de Baco, 1593, Cesto de Frutas, 1596).
Figurativismo ou arte figurativa são os termos usados para descrever as manifestações artísticas que representam: a forma humana, os elementos da natureza e os objetos criados pelo homem. Ele pode ser realista ou estilizado, desde que haja o reconhecimento do que foi representado.
A denominação natureza-morta surgiu na Holanda no século XVII, nos inventários de obras de arte. A expressão competiu durante algum tempo com natureza imóvel e com representação de objetos imóveis no século XVIII.
Comece a desenhar por onde se sentir mais à vontade, sem tirar da memória as características do objeto. Desenhe de leve para ficar mais fácil de apagar eventuais erros. Trace primeiro as formas que vê no objeto, como círculos e retângulos. Se preferir, desenhe linhas suaves que dividam o objeto proporcionalmente.
São obras de arte que representam objetos inanimados, que na maioria dos casos são extraídos da vida cotidiana. Entre alguns exemplos de elementos que podem representar a vida morta são potes, frutas, flores, livros, alimentos, ornamentos, animais mortos, plantas, pedras, conchas, mesas, jóias, moedas, etc.
A pintura foi para Cézanne um trabalho de operário, um trabalho solitário, praticado quotidianamente, com esforço, com constância, e sem a efervescência da inspiração romântica. A arte, para ele, tinha o papel de uma missão exemplar: queria fazer quadros "que sejam uma lição", como escreveu.
Você conhece o gênero de pintura “Natureza-morta”? Esse tipo de pintura surgiu no século XVI e o objetivo era representar objetos inanimados como flores, frutas, jarros de metal, taças de cristal, vidros, porcelanas, instrumentos musicais, livros e muitas outras coisas.
- , o termo pintura de gênero faz referência às representações da vida cotidiana, do mundo do trabalho e dos espaços domésticos, que tomaram a pintura holandesa do século XVII. ...
Os gêneros da pintura são:
Sim, a pintura de gênero desenvolveu-se a partir da arte barroca na Europa Católica nos países considerados baixos. As pinturas de gêneros são caracterizadas pela riqueza em detalhes, bem como na precisão e apuro técnico oque em uma tentativa tende a representar tudo aquilo que o olho humano pode ser capaz de captar.
No mundo da arte o termo pintura de gênero se refere à representação de cenas da vida cotidiana, como as tarefas domésticas, as naturezas mortas ou qualquer outro tema que represente a realidade como ela é.
Desta forma, a análise de qualquer obra artística passa pela identificação do suporte e da técnica utilizada. O suporte mais comum é a tela (normalmente uma superfície de madeira coberta por algum tipo de tecido), embora durante a Idade Média e o Renascimento, o afresco tenha tido mais importância.
Artes. Pintura é uma técnica que utiliza pigmentos em forma líquida para colorir uma superfície, atribuindo tons e texturas, esta superfície pode ser tela, papel ou parede. ... Além da pintura convencional existe a pintura figurativa, que é a reprodução de um tema familiar à realidade natural ou interna do artista.
Classificação. As pinturas podem ser Figurativas (com representações da realidade) ou Abstratas (não representacional). Os gêneros mais difundidos de pinturas são: natureza-morta, retratos, paisagem, dentre outros.
Um artista é, de modo geral, uma pessoa envolvida na produção de arte, no fazer artístico criativo. ... Explica-se assim a função social que se esperava para a arte e a obediência aos cânones consagrados que se esperava dos artistas.
A pintura tem, normalmente, duas finalidades: Proteger e Embelezar. Assim sendo, seja na escolha da tinta, seja da classificação ou no recebimento do serviço, deve-se considerar se essas duas metas foram atingidas.
A função de uma tinta ou verniz é revestir as mais variadas superfícies, proteger e embelezar imóveis e produtos industriais, além de sinalizar estradas, ruas e aeroportos.
Tipos de Tintas e suas aplicações
O substrato é o material que vai "segurar" a pintura. Os problemas no substrato, que repercutem na pintura, podem ter diversas causas, sendo as mais comuns: 1 - Problemas causados pela má preparação do substrato: Presença de pó, graxa ou gordura no ato da aplicação da pintura.
Suporte ou superfície onde se aplicam as tintas ou outros tipos de revestimento.
É importante avaliar a superfície onde a tinta será aplicada; se a área é úmida, como banheiros e cozinha, ou seca; ou se é uma área externa sujeita às mais diversas intempéries ou se a pintura está mais focada na composição da decoração do ambiente.
Para os tetos, o ideal é escolher tinta látex, pois tem baixo odor, ótima cobertura, e acabamento fosco, que é o mais indicado para este fim. A tinta látex não tem a mesma resistência a limpeza quando comparada a tinta acrílica, em compensação tem um custo mais baixo.
Duas demãos de acabamento com esmalte epóxi: 60 micra mínimo por demão; Espessura total da película: 190 micra mínimo.
Tintas, em geral, é uma composição líquida, geralmente viscosa, com uma dispersão de partículas sólidas. Elas são constituídas por quatro componentes principais: a resina, o solvente, o pigmento e os aditivos.