Quando ocorre o estiramento? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
O estiramento ou a distensão muscular acontece quando um músculo ou um tendão, que está preso ao osso, é submetido a um esforço que promove o rompimento das fibras musculares, o que gera inflamações locais. Pode apresentar dois tipos: a distensão aguda e a distensão crônica.
O que é um estiramento muscular?
O estiramento muscular é uma lesão indireta que se caracteriza pelo alongamento excessivo das fibras musculares, ou alongamento além dos limites normais, também chamados de fisiológicos.
O que fazer quando ocorre um estiramento muscular?
As seguintes medidas são essenciais para o tratamento das distensões musculares: aplicação de gelo no local da lesão, compressão da área para evitar inchaço, repouso, elevação do membro em que ocorreu o ferimento, uso de analgésicos e dos anti-inflamatórios vendidos sem necessidade de receita médica.
Quanto tempo demora para se recuperar de um estiramento muscular?
Quanto tempo demora o tratamento Lesões de estiramento muscular, Grau 1: demora cerca de 2 semanas para curar, Grau 2: demora cerca de 8 a 10 semanas para curar; Grau 3: podem demorar até 6 meses a 1 ano para curar.
Qual a diferença entre estiramento e distensão?
Estiramento muscular: a lesão ocorre nas fibras musculares vermelhas, que estão localizadas no meio do músculo. Distensão muscular: a lesão ocorre no tendão ou envolve a junção músculo-tendínea, que é exatamente o local onde há a união entre o tendão e o músculo, próximo da articulação.
O que é estiramento do nervo?
O "estiramento" do nervo ciático, ocasiona uma neuropraxia do nervo ciático que pode retornar normal dentro de 3 a 6 meses. A utilização de medicamentos (Etna, por exemplo) auxilia na recuperação do nervo, junto a fisioterapia e uso de orteses para evitar rigidez articular.
Quais são as principais consequências de um estiramento muscular?
Dor intensa no local do estiramento; Perda de força muscular; Diminuição da amplitude do movimento; Diminuição da flexibilidade.
Como se recuperar de uma distensão muscular?
A dor e os incômodos podem ser melhorados com compressas frias e a aplicação de sprays, loções ou géis. As compressas, ou aplicação de gelo, devem ser realizadas por 15 minutos, cerca de 3 ou 4 vezes ao dia, nas 48 horas após o ferimento.
Como é a dor do estiramento?
Quando o estiramento acontece, o indivíduo normalmente sente uma dor imediata e, no momento em que ela ocorre, pode ser ouvido o som de um estalido. É possível ocorrer perda de força muscular, da amplitude de movimento e também de flexibilidade.
Qual é a diferença entre contusão e estiramento muscular?
Já no grau 3, acontece a ruptura completa do músculo, a dor é forte e pode haver uma grave perda funcional na musculatura do membro. A contusão, por sua vez, ocorre quando determinado músculo se submete a uma força de compressão repentina, como um golpe ou quedas, por exemplo.
Como identificar uma distensão muscular?
Assim, os sinais característicos da distensão muscular são:
Dor intensa localizada próximo de uma articulação;
Fraqueza muscular;
Dificuldade de movimentar a região afeta, sendo difícil permanecer na corrida ou no jogo, por exemplo;
Pode gerar uma grande marca roxa, característica do extravasamento sanguíneo;