Quando O Fgado No Est Bem Quais Os Sintomas?

Quando o fgado no est bem Quais os sintomas

​Os primeiros sintomas de problemas no fígado geralmente são a dor abdominal do lado direito, barriga inchada, dor de cabeça frequente, enjoos, tonturas e fezes amareladas, cinzentas ou esbranquiçadas.

Além disso, o fígado também é responsável por eliminar compostos residuais de processos bioquímicos que são prejudiciais ao organismo e pela desintoxicação do corpo de substâncias como álcool, drogas e toxinas do meio ambiente.

Quem tem maior risco de problemas no fígado

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Talvez você não saiba, mas o fígado é o segundo maior órgão do corpo humano, pesando em média 1,5 kg. Além disso, ele é um dos poucos órgãos com capacidade de regeneração, podendo voltar ao tamanho normal em caso de anomalias, ainda que com funções limitadas.

O que fazer

O que fazer

Quando existe suspeita de algum problema no fígado é recomendado consultar um hepatologista, pois é o especialista em fígado, que poderá pedir os exames necessários para identificar a causa correta e iniciar o tratamento mais adequado.

No entanto, o acúmulo de gordura no fígado geralmente é silencioso, podendo não causar sintomas ou apenas ser notado algum cansaço ou uma leve dor no abdome. Outros sintomas, como pele e olhos amarelados, geralmente não estão relacionados ao grau de gordura acumulada no fígado, mas à presença de inflamação e fibrose, que também podem ocorrer em algumas pessoas que apresentam esse acúmulo de gordura.

Principais problemas no fígado

Pessoas com doenças do fígado avançadas podem ter perda de músculos ou dificuldade para desenvolver músculos. Isso ocorre porque o fígado danificado tem dificuldade para metabolizar proteínas, dificultando o ganho de massa magra e tornando o indivíduo mais suscetível a fraturas e quebras de ossos.

Além disso, um paciente com doença hepática pode ter o canal de transporte de sangue do intestino até o fígado obstruído. Desta forma, o sangue precisa encontrar outro caminho para chegar até o local almejado e ocorre a formação de novas veias, que podem causar inchaço protuberante na região da barriga.

A retenção de líquidos pode ser resultado de uma insuficiência renal causada por doenças hepáticas avançadas como a cirrose. Com a função renal afetada, ocorre retenção de água e sais como o sódio, causando inchaço abdominal, na perna, no tornozelo e nos pés, principalmente.

Causas

Causas

Além de causar icterícia, a bilirrubina pode se manifestar na urina, que pode ficar mais escura que o normal. Também pode ser observado em casos mais graves urina ou fezes com sangue. Alterações de cor nas fezes também indicam problemas no fígado, que geralmente se caracteriza por fezes amareladas ou esbranquiçadas.

O diagnóstico da gordura no fígado pode ser feito por um hepatologista, gastroenterologista ou clínico geral, através da ultrassonografia abdominal, no entanto, exames como tomografia computadorizada, ressonância magnética ou até mesmo a biópsia de fígado também podem mostrar o acúmulo de gordura.

O médico também pode realizar um exame de toque para avaliar o aspecto físico do fígado. Se o fígado for macio e dói ao ser pressionado, por exemplo, o paciente pode estar com hepatite aguda. Se o órgão estiver muito rígido ou com forma irregular, pode ser um indício de câncer.

Quais são os problemas mais comuns relacionados ao fígado?

Pesando cerca de 1,6 kg, o fígado é um dos maiores órgãos do organismo humano e é basicamente composto por duas glândulas: a glândula secretiva, que é especializada na produção e secreção da bile, e a glâncila endócrina, responsável por sintetizar e secretar compostos químicos diretamente na corrente sanguínea para atuarem em outros órgãos do organismo.

Fatores como rápida perda de peso, problemas genéticos, desnutrição e sistema imunológico fraco também podem contribuir para problemas no metabolismo do fígado.

Embora os sintomas possam ser considerados genéricos e, muitas vezes, poucos específicos, saber como identificar problemas no fígado com antecedência pode evitar que certas doenças se agravem. Como muitas doenças relacionadas a esse órgão são, de certa forma, silenciosas, a atenção deve ser redobrada.

Graus de gordura no fígado

Quando o indivíduo está no grupo de risco de doenças do fígado, ele pode apenas ter os sintomas leves que indicam problemas no órgão e que podem aparecer quando ingere muitos alimentos gordurosos, álcool e mesmo alguns medicamentos. Além disso, pessoas que estão acima do peso e que não praticam exercícios são mais propensas a ter os sinais que indicam danos no fígado. Assim, é possível eleger a tontura, dor de cabeça, enjoo, vômito, diarreia, cansaço excessivo e perda de apetite como sintomas.

Esta doença normalmente surge após muitos anos de lesões repetidas no fígado, causadas pelo uso de medicamentos, hepatite, cirrose, fígado gordo, câncer ou doenças autoimunes e seu tratamento é quase sempre feito com transplante de fígado. Saiba como é feito o transplante de fígado.

Quando falamos especificamente do problema de gordura no fígado, ele pode estar ou não relacionado ao consumo de álcool. Nos casos em que o álcool é o causador do problema, isso ocorre devido ao mesmo ser uma substância tóxica ao fígado, podendo resultar em uma inflamação que leva ao acúmulo de gordura porque o fígado não consegue metabolizar a gordura de forma adequada.

Novidades Por E-mail

Se você quer evitar problemas no fígado, a chave está no controle da sua dieta. Tenha uma dieta saudável e equilibrada e evite ao máximo o consumo de álcool e outras substâncias tóxicas.

Sentir dor, inchaço ou desconforto na parte superior direita do abdômen é um sinal de problema no fígado. O fígado encontra-se distribuído na sua cavidade abdominal, porém a extremidade superior direita é onde ocorre o acúmulo de gordura. Assim, ao sentir algum desconforto nessa região, pode ser que seu fígado esteja danificado ou inflamado e com dificuldades metabólicas.

bom dia dr.estou cm um problema no figado devido o excesso de medicamento e apresento fadiga e fui ao medigo e me foi receitado o medicamento pantoprazol e silimalon mais ainda continuo sentindo os mesmos sintomas o que eu devo fazer dr.