1°- Quando tem-se expoente negativo inverte-se a base (número que está sendo elevado). 2°- Um expoente fracionário nada mais é do que um radical, onde o numerador é o expoente do radicando e o denominador o índice do radical. Espero tem ajudado, forte abraço!
Desse modo, podemos definir a potenciação de frações da seguinte maneira: Assim, caso seja necessário calcular uma potência que envolva uma fração, basta elevar separadamente numerador e denominador àquele expoente.
Propriedade 1. Potência com uma base negativa. Observe que quando a base é negativa e o expoente é um número par, o resultado é sempre positivo. Agora, quando a base é negativa e o expoente é um número ímpar, o resultado é sempre negativo.
Verificado por especialistas. 1- Para transformar um radical em potência com expoente fracionário, basta escrever o expoente do radicando no numerador e o índice do radical no denominador da fração que vai se transformar em expoente fracionário.
Para simplificar, devemos dividir o índice e o expoente da potenciação por um mesmo número. Quando isso não for possível, significa que o resultado da raiz não é um número inteiro. , note que ao dividir o índice por 5 o resultado é igual a 1, desta forma cancelamos o radical.
Frações com expoente negativo Quando o expoente de uma fração é negativo, devemos fazer o seguinte para possibilitar os cálculos: Escrever a base em forma de fração se ela ainda não estiver nessa forma; Inverter a base e o sinal do expoente; Usar a propriedade das potências de fração relembrada acima.
A fração finalmente fica com um sinal positivo. Podemos então escrever o resultado omitindo este sinal. Podemos observar que se a fração tiver dois números de sinais negativos, será positiva. Agora se tiver um negativo, será negativa.