1975
O franquismo, regime totalitário de tendência nazifascista, teve início na Espanha em 1939, após a vitória dos militares apoiados pela extrema-direita na guerra civil. Após a crise de 1929, a Espanha passou a viver um agitado cenário político marcado pela atuação de setores de esquerda e direita.
1939
Em julho de 1936, Franco e outros membros do exército que eram simpatizantes do fascismo, desenvolvido na Itália, e do nazismo, desenvolvido na Alemanha, como Gonzalo Queipo de Llano, Emilio Mola e José Sanjturjo, articularam um golpe contra o governo de esquerda.
A ditadura franquista, ao longo das quatro décadas, foi marcada pela concentração do poder no líder, nacionalismo extremo e perseguição de grupos que não se alinhavam aos ideais do governo, inexistência de partidos políticos, sendo permitida a atuação somente do partido do governo, ausência de democracia e ...
Durante a guerra, houve a participação direta das forças militares do nazismo, que apoiaram Franco, e do comunismo internacional, principalmente o soviético, que apoiou a Frente Popular.
O Totalitarismo se espalhou pela Espanha ainda antes da Segunda Guerra Mundial, quando os fascistas liderados por Franco ganharam a Guerra Civil Espanhola, tendo estabelecido um governo totalitário que se manteve no poder no período entre 1939 e 1975.
A Guerra Civil Espanhola (1936-1939) foi um conflito gerado dentro da chamada II República Espanhola que terminou com o general Franco no poder.
A Guerra Civil Espanhola (1936-1939) contribuiu para fortalecer o nazi-fascismo na Europa. O governo republicano foi vencido e instaurou-se um governo totalitário liderado por Franco. ...
A Guerra Civil Espanhola resultou de um confronto entre forças nacionalistas fascistas e comunistas, que passaram a disputar o poder na década de 1930. A chamada Guerra Civil Espanhola teve início em 1936 e durou até 1939, ano em que teve início a Segunda Guerra Mundial.
Resposta: Porque a Frente Popular de tendência esquerdista, contavam com o apoio dos sindicatos, partidos políticos de esquerda e defensores da democracia. ... Explicação: as forças politicas que atuavam e disputavam o poder na Espanha momentos antes do conflito e quais eram seus objetivos.
Os conflitos da Guerra Civil Espanhola podem ser considerados uma espécie de prévia da Segunda Guerra Mundial. ... Um outro motivo foi que a Espanha em guerra serviu como campo de teste das táticas, armas utilizadas e formas de ataque que seriam replicadas pelos países chave durante o conflito mundial.
A mobilização da direita política espanhola levou ao surgimento do Movimento Nacional que, liderado pelo general Francisco Franco, realizou um golpe militar na Espanha. Esse golpe levou ao início da Guerra Civil Espanhola quando as forças da esquerda mobilizaram-se em defesa da República.
Portugal e Espanha estiveram aliados durante a Segunda Guerra Mundial, não no sentido de “aliança militar” mas sim através do Pacto Ibérico, um pacto onde ambos os países declaram a sua neutralidade conjunta num comunicado a todos os países então envolvidos na guerra e com laços diplomáticos com os países ibéricos.
Durante a Segunda Guerra Mundial, as potências neutras escolheram lado algum, esperando evitar ataques. Entretanto, Portugal, Suécia e Suíça ajudaram os Poderes Aliados oferecendo brigadas para o Reino Unido, enquanto Espanha evitou os Aliados em favor do Eixo. O Governo da Irlanda favoreceu o lado Aliado.
A vitória sobre os socialistas na Espanha fortaleceu a luta anticomunista e deu origem às Potências do Eixo – Alemanha, Itália e Japão – que, entre outros acordos de ajuda mútua, formalizaram o Pacto Anticomintern – união para combater o comunismo internacional, especialmente, a União Soviética.
Os participantes da Segunda Guerra Mundial podem ser agrupados em dois grupos.
Aliados: Reino Unido, França, União Soviética e Estados Unidos eram os membros principais; Eixo: Alemanha, Itália e Japão eram os membros principais.
União Soviética
Talvez, fosse mais adequado perguntarmos se houve vencedores. Não há dúvidas que a Alemanha foi a grande derrotada na Primeira Guerra. Quando a guerra acabou, Inglaterra, França e seus aliados foram aparentemente os grandes vencedores.
A invasão da Polônia resultou no início da Segunda Guerra Mundial e foi consequência do ressentimento de Hitler por causa de territórios perdidos pela Alemanha na década de 1910. A Segunda Guerra Mundial começou a partir de um ato de agressão da Alemanha Nazista contra a Polônia em 1º de setembro de 1939.