No Brasil, o Sistema Nacional de Notificações para a Vigilância Sanitária (NOTIVISA) é um sistema informatizado na plataforma WEB (internet), em âmbito de atuação municipal, estadual, distrital ou federal, previsto pela Portaria do Ministério da Saúde de no 1.
Objetivo. O Notivisa é um sistema informatizado desenvolvido pela Anvisa para receber notificações de incidentes, eventos adversos (EA) e queixas técnicas (QT) relacionadas ao uso de produtos e de serviços sob vigilância sanitária.
Deverão ser cadastrados: a Instituição, o responsável legal, o gestor de segurança e o cadastro de usuários para o acesso ao sistema NOTIVISA. 1- Pesquisar Instituição: - acesse o link www.anvisa.gov.br - clique em: →serviços de saúde→ segurança do paciente →notificar →como cadastrar →cadastrar instituição.
O VigiMed é o novo sistema disponibilizado pela Anvisa para cidadãos e profissionais de saúde relatarem eventos adversos a medicamentos e vacinas. Saiba mais.
Farmacovigilância é definida como “a ciência e atividades relativas à identificação, avaliação, compreensão e prevenção de efeitos adversos ou quaisquer problemas relacionados ao uso de medicamentos”.
1 - Como fazer para cadastrar minha empresa? A empresa deverá acessar o www.anvisa.gov.br < Setor Regulado < Cadastramento de Empresas < Sistema de Cadastramento < Acesse o Sistema. Aparecerá uma tela para preenchimento de nº de CNPJ e nº de CNAE fiscal. Preencha-os e clique em "Cadastrar Nova Empresa".
O NOTIVISA é o sistema informatizado nacional para o registro de problemas relacionados ao uso de tecnologias e de processos assistenciais, por meio do monitoramento da ocorrência de queixas técnicas de medicamentos e produtos para a saúde, incidentes e eventos adversos, com o propósito de fortalecer a vigilância pós ...
Atribuindo um perfil ao SNGPC-empresa Para prosseguir, siga os seguintes passos: clique na flecha invertida e selecione a opção “Manter Usuários”; clique em “Incluir”; no novo campo que irá abrir, digite o CPF do responsável técnico/farmacêutico a ser cadastrado e clique em “Pesquisar”.
Como fazer o inventário no SNGPC? Para a realização do inventário, o responsável técnico (RT) deve acessar o SNGPC com seu e-mail e senha, clicar em “transmissão de arquivo XML”, procurar e anexar o arquivo de in- ventário e enviar.
O responsável legal acessa o SNGPC pelo endereço: https://sngpc.anvisa.gov.br e clica em “Associar Responsável Técnico”, em seguida seleciona o novo responsável técnico e clica em “Associar”.
O objetivo é unificar e padronizar todos os portais do Governo Federal para acesso fácil para o usuário. O portal da Anvisa migrou, nesta terça-feira (29/09), para o endereço https://www.gov.br/anvisa.
Para fazer a pesquisa, basta acessar a parte de consultas no site www.anvisa.gov.br e direcionar a busca para uma das categorias: medicamentos, alimentos, cosméticos, produtos para saúde e saneamento. Além de poder consultar os produtos, é possível, na mesma página, verificar a situação de empresas junto à Agência.
Agora as empresas podem consultar informações no portal da Anvisa, de forma simples e rápida. A partir desta quinta-feira (23/4), a consulta sobre atividades e classes de Autorização de Funcionamento de Empresa (AFE) será realizada no portal da Anvisa e não mais no Diário Oficial da União (D.O.U.).
Acessar o Consulta de Número de Registro de Medicamento; No campo Número de Registro de medicamento, informar o número de Registro MS que deseja consultar; Clicar em Consultar.
De acordo com determinação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), todo medicamento deve conter impresso na embalagem a data de validade e o número do lote. Na maioria das vezes, essas informações são impressas em baixo relevo, mas sem cor.
Todo medicamento verdadeiro tem uma tarja na lateral que ao ser raspada com um metal reage e revela a logo do laboratório produtor e a palavra “qualidade”. Os remédios falsificados não apresentam essa tarja. Além disso, a embalagem deve estar lacrada e a rotulagem precisa estar em português.
Pesquisar AFE no sistema da ANVISA Primeiro, acesse o endereço do sistema: http://www7.anvisa.gov.br/datavisa/Autorizacao_farmacia/Consulta_Empresa_Drogaria.asp. Digite o CNPJ da empresa no campo “Número do CNPJ” Clique em “Consultar”
Acesse o informe “Pesquisa do diário oficial da união (DOU) e atividades das autorizações AFE e AE” e veja todo o conteúdo orientativo para executar corretamente o procedimento, quando de interesse em buscar por publicações de sua farmácia.
Passo a passo Para ter acesso aos dados, é preciso acessar o portal da Agência, clicar em “Consulte a situação de documentos”, e “Acessar”. Na nova página, deve-se selecionar a opção “Técnico”, preencher a identificação da empresa ou do processo e selecionar “Consultar”.
Uma das formas de como saber se um processo foi publicado no Diário Oficial é obter acesso a um sistema de consulta como o do E-Dou, que pode te oferecer todas as páginas do Diário Oficial da União em PDF de maneira simples e rápida, totalmente online.
Para efetuar a consulta de publicações, é necessário acessar o endereço www.dje.tjsp.jus.br , (não necessita senha).