No século 17, na forma do entrudo português, nome dado a uma série de brincadeiras (originalmente, “entrudos” eram os grandes bonecos que desfilavam nas ruas) nos dias de Carnaval.
O carnaval nasceu no Egito, passou pela Grécia e por Roma, foi adaptado pela Igreja Católica e desembarcou aqui no séc. XVII, trazido pelos portugueses. Com Hitória do Brasil, Lamartine Babo (1904-1963) fez mais do que a grande parada carnavalesca de 1934: deu uma definição clássica da festa e do país.
Os historiados narram que o carnaval de Veneza, na Itália, teve sua origem na rebelião de Ulrich, patriarca de Aquiléia, no século XIII. O chefe da República, ou Doge, enviou contra Ulrich uma frota, aprisionou-o e tomou-lhe 12 canhões.
O chamado carnaval “moderno” nasceu na Europa, era o período em que se podia comer e beber sem limites, nos três dias anteriores à Quaresma, onde só era permitido comer peixe. Foi no século 11 que a Igreja Católica instituiu a Semana Santa e os 40 dias de jejum com abstinência de carne.
O carnaval é uma festa que se originou na Grécia em meados dos anos 600 a 520 a.C.. Através dessa festa os gregos realizavam seus cultos em agradecimento aos deuses pela fertilidade do solo e pela produção.
Primeira escola de samba do Brasil se chamava Deixa Falar; saiba origem do nome. A primeira escola de samba do Brasil foi a Deixa Falar, criada no bairro carioca do Estácio, em 1928, pelo sambista Ismael Silva. No livro "O Pulo do Gato", o autor Márcio Cotrim conta a história da origem do nome.
Deixa Falar
Lavapés
O "Entrudo" era um tipo de brincadeira de carnaval, possivelmente trazido pelos portugueses da Índia. Sendo a principal manifestação do Carnaval do Rio de Janeiro na primeira metade do século XIX. Os participantes que saíam às ruas em grupos jogavam nas pessoas ovos e bolas de cera cheias de água (limões de cheiro).
Foi, portanto, graças a Portugal que o entrudo desembarcou na cidade do Rio de Janeiro, em 1641. O termo, derivado do latim "introitus" significava "entrada", "começo", nome com o qual a Igreja denominava o começo das solenidades da Quaresma.
substantivo masculino Variação de carnaval. [Antigo] Folguedo carnavalesco que consistia em jogar água nas pessoas circundantes. Etimologia (origem da palavra entrudo). Do latim introitu.
Entrudo é uma antiga celebração que acontecia nos três primeiros dias antes da Quaresma, e que foi substituída pelo atual Carnaval. O Entrudo chegou ao Brasil juntamente com os portugueses, em 1641, na cidade do Rio de Janeiro. Desde o início, participavam da comemoração todas as famílias e também os escravos.
O costume de se brincar no período do carnaval foi introduzido no Brasil pelos portugueses, provavelmente no século XVI, com o nome de 'Entrudo. Já na Idade Média, costumava-se comemorar o período carnavalesco em Portugal com toda uma série de brincadeiras que variavam de aldeia para aldeia.
Apesar da festa ter uma premissa espontânea, a festa do carnaval era uma celebração que acontecia com uma ordem específica. Começava com o “desfile” de autoridades e máscaras ao longo da Via Lata. Ali era possível ver teatros improvisados e máscaras tradicionais e inspiradas na vida cotidiana.
O Carnaval tem sua origem na Antiguidade com festas aos deuses onde se permitia uma alteração na ordem social. Desta maneira, os escravos e servos assumiam os lugares dos senhores e a população aproveitava para se divertir.
O carnaval é uma das datas comemorativas mais importantes e celebradas em todo o país. Cada região tem uma cultura e tradições que podem ser trabalhadas nas atividades para a educação infantil. Como é um feriado prolongado, o ideal é realizar a programação na semana que antecede o carnaval.
O tempo de criança já passou, ô!...Dicas para trabalhar 'marchinhas' na Educação Infantil