A safra da ponkan no Brasil se concentra entre os meses de maio a agosto, época de muita produtividade. Atualmente, de acordo com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), os produtores vêm enfrentando forte queda nos preços no pico da safra.
Colheita: ocorre desde agosto, em regiões mais quentes e variedades precoces, até dezembro, em locais mais frios e cultivares mais tardias; em São Paulo, o pico é em outubro e, no Sul, em novembro. Área mínima: em um hectare cabem mais de 400 plantas.
Conheça os benefícios da fruta que tem formato de estrela No Sul do país, março e abril são os meses de colheita de um fruto amarelado e de sabor único! A carambola é uma fruta originária da índia e tem o formato curioso de uma estrela.
Primavera
Estamos em plena safra da jabuticaba, que normalmente ocorre entre agosto e novembro - em alguns anos, um minicolheita também é feita entre fevereiro e abril. A jabuticaba é original da Mata Atlântica, abundante na região centro-sul do País, entre São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Goiás.
oito anos
A época de plantio mais favorável para a cultura da melancia é que apresenta temperaturas variando de 18 °C a 25 °C. Nesse contexto, nas regiões de clima frio, o plantio da melancia é feito de outubro a fevereiro; nas de clima ameno, de agosto a março, e nas regiões de clima quente, o ano todo, com uso da irrigação.
Calendário de safras
A época de colheita depende da cultivar e do clima na região de cultivo, variando de abril a outubro em regiões quentes, podendo estender-se até dezembro, em regiões mais frias, como o Sul do Brasil. A colheita do morango é uma das operações mais delicadas e importantes de todo o ciclo da cultura.
Muitos produtores cultivam as mudas que usam No Brasil, são produzidas 72 mil toneladas de morango por ano.
80 dias
A colheita deve ser feita nas horas mais frescas do dia, através de corte do pedúnculo ou cabo, colocando-se os morangos nos contentores com o máximo de cuidado. Os frutos devem ser resfriados o mais rapidamente possível (até duas horas após a colheita), para evitar a rápida maturação e deterioração.
Colheita do morango O morango contém muita água no fruto e é muito perecível, devendo ser colhido, embalado e posto no mercado em tempo muito curto. A colheita é feita cerca de 60 a 80 dias após o plantio, dependendo do clima e região.
É um processo normal o morango criar mudas, principalmente no primeiro ano. ... O plástico e a palha servem para não deixar o morango tocar a terra, impedindo que se deteriore. A fruta necessita de solo bem drenado.
O solo mais adequado é o arenoso-argiloso, bem drenado e rico em matéria orgânica. A terra deve ser bem fértil, e para isso você pode misturar terra vegetal com um pouco de composto orgânico ou húmus de minhoca. Para manter os seus morangos sempre bem nutridos, passe Fertigarden uma vez ao mês!
TOP 10 das melhores variedades de morangos reparadoras Destaque
Os furos na parte superior, onde se planta, devem ser feitos com furadeira e serra-copo de 50 a 60 mm de diâmetro (rápido, homogêneo e limpo). Observar os períodos de irrigação, que no início deve ser com pouca água, e ir aumentando gradativamente. O slab não pode sofrer encharcamento – a drenagem deve ser espontânea.
É utilizado um substrato composto por casca de arroz carbonizada (entre 60% e 70% da mistura) mesclado com composto orgânico curtido (de 40% a 30% da mistura). Esse substrato, após misturado homogeneamente, pode ser inserido em bolsas plásticas, conhecidas como slabs, ou aplicado em calhas (madeira ou plástico).
Os slabs consistem em um saco com dimensões de 1,50 m x 50 cm de largura que, quando cheios, ficam com 30 cm de diâmetro. A capacidade do material suporta de 50 a 60 litros de substrato, possibilitando o cultivo de cerca de cinco plantas de tomate, pimentão ou pepino.
TOMATE - As sementes de tomate podem ser semeadas diretamente no local definitivo ou em sementeiras, copos ou saquinhos de plástico ou papel, com cerca de 10 cm de altura e 7 cm de diâmetro. Coloque de duas a cinco sementes em cada recipiente, a no máximo 1 cm de profundidade.
Plante de 2 a 3 sementes a 0,6 cm de profundidade no solo de seu vaso. Cubra as sementes com solo e aplane-o suavemente. Guarde os vasos em uma sala com temperatura de 21 a 26 graus Celsius e espere a germinação ocorrer. Quando as sementes germinarem, leve-as para o sol ou deixe-as sob luzes de crescimento.