Um hipocondríaco é um indivíduo que acredita na presença de doença. Geralmente reconhecem a presença de sinais e sintomas das mais variadas patologias no seu próprio corpo, entrando por vezes em estados de pânico. É tido como um distúrbio psiquiátrico, necessitando muitas vezes de ajuda médica especializada.
A hipocondria é um distúrbio psiquiátrico caracterizado pela hipervalorização de sintomas absolutamente normais, fazendo o indivíduo acreditar que é portador de uma doença grave, muitas vezes “ainda não diagnosticada”.
Uma pessoa com hipocondria costuma apresentar os seguintes comportamentos:
Um tratamento excelente para hipocondríacos é a terapia cognitivo-comportamental (TCC), pois foca em cessar condutas prejudiciais, substituindo-as por padrões de comportamento mais saudáveis. Por vezes, pode haver exposição aos medos irracionais da pessoa.
E o que causa a hipocondria? Muitas são as causas que fazem com que a pessoa desenvolva esta patologia. As principais delas são: perda na infância, histórico de doenças graves na família e pais pouco afetivos.
Por definição, um doente hipocondríaco é uma pessoa que se preocupa excessivamente com a sua saúde, valorizando demasiado um ou mais sintomas por si sentidos (aos quais atribui uma causa específica, geralmente grave) ou tendo o receio de ter ou de vir a ter uma doença, mesmo que não tenha qualquer sintoma suspeito ...
A hipocondria, conhecida popularmente como "mania de doença", é um transtorno psicológico onde existe uma preocupação intensa e obsessiva pela saúde.
Mania de doença e de remédio? Hipocondria é mais sério que isso - Fotos - R7 Saúde.
A palavra somatizar remete a apresentar sintomas no corpo, mas sem existir uma doença física associada ao desconforto. São problemas emocionais que causam esses sintomas.
6 melhores maneiras de lidar com um paciente hipocondríaco
Med , Psicol Transtorno psicológico caracterizado por uma preocupação compulsiva e medo constante de sofrer ou vir a sofrer de enfermidade(s) grave(s), a partir de interpretações pessoais baseadas em sintomas somáticos, que persistem a despeito das investigações médicas e que não podem ser atribuídos a uma doença real; ...
Que não tem curvaturas nem sinuosidades. Grafia alterada pelo Acordo Ortográfico de 1990: retilíneo.
Entenda como lidar com o medo de ficar doente
Se você acredita que vale a pena, coloque estas dicas em prática:
Para poder lidar com pessoas sabe-tudo, as seguintes estratégias podem ajudar:
Designam-se por egocêntricas as pessoas que querem tudo só para elas e, de um modo geral, é uma doença mental que resulta de um afastamento da realidade social. Este tipo de pessoas é incapaz de incluir os outros nas suas ações e pensamentos, pelo que acredita que o mundo gira em seu redor.
Característica de quem pensa apenas em si próprio: 1 individualismo, egotismo, filáucia, amor-próprio, egolatria, exclusivismo. Ato de se tomar como referência para tudo: 2 egoísmo, pedantismo, pretensão, orgulho, vaidade, empáfia, presunção, imodéstia, soberba.
Avarento, ganancioso, egoísta, cobiçoso, interesseiro, entre outros. O individuo que só pensa em dinheiro, se esse desejo for maior do que o de não fazer mal para o próximo, pode ser muito perigoso.
Define-se egocentrismo como o conjunto de atitudes ou comportamentos indicando que um indivíduo se refere essencialmente a si mesmo.
adjetivo Que demonstra ou expressa prepotência; que abusa do poder ou da autoridade que tem; tirano. ... Que faz uso desse poder de modo autoritário; opressor. Etimologia (origem da palavra prepotente). Do latim praepotens.
Como o próprio termo aponta, o egocêntrico possui o foco centrado em si mesmo....Características de pessoas egocêntricas
O egocêntrico é uma pessoa que pensa apenas em si mesma. A palavra vem do latim e significa ego (eu) centrum (o centro de tudo), ou seja, o indivíduo se vê como o principal ser humano do universo. De acordo com a mente do egocêntrico, nada é mais importante do que as suas necessidades e ideias.
Pessoas egoístas são muito ciumentas e centralizadoras – só olham para si. Já o altruísta é o oposto. É uma pessoa solidária e abnegada para com o outro – sempre aberta a ajudar.
O egoísta é aquele que se coloca no centro do seu universo. Um sujeito egoísta é aquele que acredita que, na sua perspectiva de ser, é mais importante do que os demais seres. ... O egocentrismo caracteriza-se pela simples aplicação prática do egoísmo.