Os tumores da fossa posterior mais freqüentes foram estudados, excetuando-se o glioma do tronco cerebral, já que sua localização neuroanatômica torna-o pouco acessível cirurgicamente, dificultando, portanto, a correlação com os achados de anatomia patológica.
A neoplasia invasive pré-clínica se refere à neoplasia cervical precoce com invasão minima do estroma, em geral não apresentando sintomas ou características clínicas. À medida que ocorre a invasão do estroma, a doença se torna clinicamente manifesta e revela padrões de crescimento, visíveis ao exame especular.
O carcinoma ductal invasivo (ou infiltrante) é o tipo mais comum de câncer de mama. Cerca de 80% dos cânceres de mama invasivos são carcinomas ductais invasivos. Se inicia em um ducto mamário, rompe a parede desse ducto e cresce no tecido adiposo da mama.
As neoplasias de localização primária desconhecida constituem um grupo heterogéneo de tumores malignos que têm como denominador comum as suas características biológicas. Apresentam uma incidência de 2 a 3% e são mais frequentes no homem com idade superior a 60 anos.
O tumor estromal gastrointestinal, ou GIST, é um tipo raro de tumor do trato gastrointestinal, parte do sistema digestivo. Corresponde a 1% de todos os tumores do trato gastrointestinal. Podem ocorrer em qualquer idade, porém são raros antes do 40 anos e mais comuns após os 60 anos de idade.
1. Que se desenvolve ou está do lado externo de um órgão (ex.: tumor renal exofítico). 2. [ Entomologia ] Que ocorre livremente na água, sem recurso a plantas ou estruturas flutuantes (diz-se da postura de ovos de alguns insectos ).