Por exemplo: se o espermograma apontou baixa quantidade de espermatozoides, é necessário verificar se a causa é hormonal, cujo tratamento é medicamentoso, ou em virtude de varicocele (varizes nos testículos) – que tem tratamento cirúrgico.
As principais causas são obstruções dos canais seminais, infecções do sistema reprodutor ou doenças sexualmente transmissíveis.
Motilidade não progressiva: espermatozoides que mexem a cauda mas não se deslocam para nenhum local ou se mexem aleatoriamente não em linha progressiva.
O espermograma ou análise do sêmen é, até hoje, o mais importante exame para averiguar a capacidade reprodutiva dos homens, pois avalia de uma só vez a quantidade e, de certa forma, a qualidade do espermatozoide para fertilizar um óvulo.
O aumento do número de leucócitos pode representar uma infecção genital clínica ou subclínica, níveis elevados de radicais livres de oxigênio, títulos elevados de anticorpos anti-espermatozoides, e função espermática deficiente. Todas estas condições podem ocasionar infertilidade masculina.
Para coleta no Fleury é necessário o agendamento prévio - horários de coleta e realização do exame Unidade Paraíso de segunda a sexta-feira, das 7 às 17 horas, ou aos sábados, das 7 às 12 horas. Exame não é realizado em dias de feriados.
No Espermograma o volume aumenta numa infecção aguda e diminui numa infecção crônica. A viscosidade está aumentada e o liquido fica mais “grosso”.