EQST

Qual O Trabalho Realizado Por Essa Força?

Qual o trabalho realizado por essa força?

Trabalho realizado por uma força constante nada mais é do que o produto da força pelo deslocamento. Como a força e o deslocamento são grandezas vetoriais, em que as duas possuem módulo, direção e sentido, o trabalho é definido como sendo o produto escalar da força F pelo deslocamento d.

O que é trabalho total?

Trabalho resultante ou total podem estar sujeitos a um conjunto de forças que atuam simultaneamente durante um determinado deslocamento. Como exemplo, considere a figura a seguir, que mostra um bloco sob a ação de quatro forças constantes, F1, F2, F3 e F4, durante um deslocamento d.

Qual o trabalho total realizado sobre o corpo?

Sabemos também que quando um corpo se move com velocidade constante sua aceleração é igual a zero, sendo assim, temos que a força resultante que age sobre este corpo (ou objeto) também é igual a zero. O que podemos concluir dessas afirmações é que o trabalho realizado pelas forças, que atuam no corpo, é zero.

Como calcular trabalho mecânico?

Trabalho mecânico é uma grandeza vetorial que permite calcular a variação de energia sofrida por um corpo. Ele pode ser calculado pelo produto entre a força e o deslocamento.

Como calcular o trabalho realizado pela força da gravidade?

Como vimos, o trabalho realizado pela força aplicada é o negativo do trabalho realizado pela força gravitacional. Assim, Wa = - Wg = + 280 J.

Qual a fórmula para calcular o trabalho da força elástica?

Sendo assim, para calcular o trabalho da força elástica nessa ocasião, basta usar a fórmula T = Fe x d, em que:

  1. T — trabalho, dado em joules;
  2. Fe — força elástica, dada em newtons;
  3. d — deslocamento, em metros.

Como calcular o trabalho realizado por uma mola?

O cálculo do trabalho da força elástica pode ser calculado por: τFel = K ....Isso porque, como você deve se lembrar, a força elástica não é constante e, assim, temos:

  1. Fel = K . Δx.
  2. Fel: força elástica (N).
  3. K: constante elástica (N/m).
  4. Δx: deformação sofrida pelo corpo elástico (m).

Qual a fórmula para calcular a energia potencial elástica?

Para calcular a energia potencial elástica, utilizamos a equação:

  1. E = kx2 Como o exercício não forneceu o valor da constante elástica da mola (k), devemos utilizar a equação da força elástica (F = kx) e reescrever a equação da energia da seguinte forma:
  2. E = F . x. Substituindo os dados, temos:
  3. E = 10 . 0,02. E = 0,1 J.

Como calcular a força elástica da mola?

Para calcular a força elástica, utilizamos uma fórmula elaborada pelo cientista inglês Robert Hooke (1635-1703), chamada de Lei de Hooke:

  1. F = K . ...
  2. F: força aplicada no corpo elástico (N) ...
  3. Uma mola apresenta uma das extremidades fixadas a um suporte.

Qual é a unidade de força elástica No si?

Essa equação é conhecida como Lei de Hooke, em homenagem a Robert Hooke, responsável por formulá-la. Nela, k é a constante elástica da mola, e sua unidade é N/m no Sistema Internacional.

Como se calcula a força de atrito?

Como sabemos, a força de atrito é determinada pela seguinte equação matemática: Fat = μ. N, onde μ (mi) é o coeficiente de atrito entre o corpo e a superfície que ele se encontra.