b) Uma vantagem para os protozoários, seria a formação de um número muito grande de descendentes, visto que a reprodução é menos complexa e exige menos gasto energético. Em relação às algas, existe uma possibilidade de variabiliddade genética muito maior por conta da reprodução sexuada.
A reprodução das algas Nas algas unicelulares a reprodução assexuada ocorre por divisão binária, com um indivíduo dando origem a dois outros. No caso das algas multicelulares, esse tipo de reprodução pode ocorrer por fragmentação do talo, como é comum nas algas filamentosas, ou por zoosporia.
Os kelps, que podem atingir até 60m de comprimento, têm seus talos diferenciados em regiões denominadas apressório, estipe e lâmina. Por terem grande importância econômica, os kelps são intensamente colhidos, mas podem se regenerar devido à presença de um meristema intercalar existente entre o estipe e a lâmina.
Todas as algas possuem a capacidade de realizar fotossíntese, portanto, são seres autotróficos. Além disso, em muitas espécies o ciclo de vida possui alternância de geração. O amido é substância de reserva de algumas espécies, entretanto algumas reservam outras substâncias, como o paramido e a crisolaminarina.
O principal princípio ativo da Laminaria japônica, Fucoxantina, é um carotenoide responsável pela cor amarronzada da alga e que possui diversos benefícios para saúde, dentre eles, ação antioxidante, perda de gordura, controle de peso, do colesterol e diabetes, além disso, também pode contribuir para a prevenção de ...
As algas vermelhas são importantes para a economia, pois os ágares retirados da parede celular podem ser usados como espessantes, geleificantes e como base para a produção de diversos cosméticos. ... Essas algas são essenciais ainda para a cimentação, indispensável para a formação e a sobrevivência dos recifes de corais.
As rodofíceas ou algas vermelhas são pluricelulares, principalmente marinhas, fixando-se no fundo (bentônicas). Existe apenas um gênero de algas vermelhas na água doce. Os plastos possuem clorofila, mas o pigmento predominante é a ficoeritrina, ocorrendo também a ficocianina.
As algas são seres que frequentemente são confundidos com plantas. Entretanto, esses seres vivos são agrupados no Reino Protista, juntamente aos protozoários. Elas são organismos fotossintetizantes e eucariontes, normalmente unicelulares, mas existem representantes pluricelulares.
Verificado por especialistas Pode-se afirmar que as algas passaram a ser classificadas como protistas, devido a sua simplicidade celular. ... Por conta disso, não apresentam estruturas especializadas e complexas, sendo postas dentro do Reino Protista de fato.
As algas são seres autotróficos, que fazem parte do reino protoctista, são organismos que realizam a fotossíntese, produzindo desta forma a energia para seu metabolismo. Vivem em água ou ambientes úmidos.