24 horas
6 formas de reutilizar papel e reduzir o lixo
A primeira sugestão é retirar as folhas com conteúdos importantes e arquivá-las em uma pasta. Depois, você pode encapar o caderno com o papel de sua preferência, colocar adesivos, fazer colagens com ilustrações e recortes de jornais e revistas ou mesmo com desenhos feitos à mão.
10 ideias criativas para a Reciclagem do Papel
Tem um monte de jornais velhos e não sabe o que fazer com eles? Utilize-os para limpar os vidros das janelas, as superfícies vidradas e os espelhos – depois os encaminhe para o ecoponto. Os jornais e panfletos publicitários podem ser rasgados, ou triturados, e utilizados como compostagem no jardim.
Para fazer a reciclagem de jornal, você pode usar a coleta seletiva. Há a possibilidade de fazer uma doação para acervos ou para interessados em jornais velhos, além de criar novos objetos, como sacos de papel que substituam os plásticos na embalagem do lixo doméstico ( veja como fazer aqui).
7 coisas para fazer reutilizando papelão
O papel reciclado pode ser transformado em diversos produtos como papel higiênico, guardanapos, toalhas de rosto, papéis de embrulho, sacolas, embalagens para ovos e frutas, papelões, caixas de papelão, papel jornal e até papel para impressão Offset (que pode ser usado em cadernos, livros, materiais de escritório, ...
Uma das formas mais fáceis e práticas para reciclar garrafas pet, é transformá-la em pequenos vasos de plantas. Diversas plantinhas se adaptam bem nesse tipo de recipiente. Para fazer isso, basta cortar o fundo da garrafa pet e fazer pequenos furinhos embaixo, utilizando um prego quente.
Saber como reaproveitar garrafas de plástico é algo muito importante na atualidade....Alternativas para reaproveitar garrafas de plástico
Passo a passo: Para plantar esses temperos, escolha uma garrafa grande, corte-a ao meio (descartando, da mesma forma que na dica anterior, a parte de cima onde fica a tampinha) e preencha-a com uma mistura de terra, areia e adubo, fazendo os mesmos furinhos no fundo da garrafa para permitir a passagem de água.
Primeiramente, faça um corte retangular na parte frontal da garrafa para colocar a terra e plantar a muda, assim como mostra na imagem. Mas, antes de colocar a terra, faça dois furos nas extremidades da garrafa para passar a corda ou o outro objeto da sua escolha.
Na horta em garrafa PET você pode plantar alface, rúcula, cebolinha, manjericão, coentro, alecrim, hortelã, espinafre, rabanete, pepino, morango, tomate-cereja, alho, diferentes tipos de pimentas, dentre outras espécies.
Como fazer?
Pegue a tesoura e recorte uma abertura na lateral das garrafas, por onde as plantas serão cultivadas. O ideal é que este recorte tenha aproximadamente 12 cm de largura por 15 cm de comprimento. Em seguida, passe os cabos/fios pelos furos, deixando-os da altura que você deseja que fique sua horta.
Como fazer: Passe a corda de varal, barbante ou arame pelos furos, fixando embaixo com nós bem presos, ou arruelas de metal. Coloque a terra e a muda de planta dentro da garrafa PET e depois pendure na parede, fazendo um furo e fixando o parafuso com o ganchinho.
Nela, as garrafas estão na horizontal, mas dispostas em forma vertical na parede, ligadas por uma pequena mangueira. A primeira garrafa da sequência não abrigará o plantio, mas, sim, água. Este é o reservatório que abastecerá toda a horta. Já a “Horta Cisne” tem as garrafas cortadas ao meio, em posição vertical.
Vantagem dos vasos auto irrigáveis Basta colocar água em um reservatório dentro do vaso, e a planta vai absorvendo conforme precisa. Com isso não é preciso se preocupar em molhar as plantas toda hora, apenas completar o reservatório quando ele esvaziar, o que acontece com muito menos frequência.
Para preparar o sistema é necessário um furo que pode ser aberto na tampa ou no fundo da garrafa, dependendo da forma como deve ser colocada para a rega. Quanto mais largo o furo, maior a quantidade de água que será liberada. Também deve ser feita uma abertura para a entrada de ar e para facilitar o gotejamento.
Coloque terra, caso necessário, um pouco de adubo orgânico também e por fim, a sua planta; Posicione os vasos sobre as braçadeiras e aperte, para que elas fiquem bem seguras e não escorreguem ao serem fixadas na parede; Por fim, adicione detalhes a madeira para personalizá-la. Pronto, sua horta vertical está pronta!
10 ideias de como fazer uma horta gastando menos!
Confira dicas de como cultivar algumas das principais espécies de plantas para fazer a sua horta caseira.
Horta em Vasos Se você não tem quintal na sua casa ou apartamento, prefira por hortas em vasos. Neles deverão ser feitos furinhos para escorrer a água. Encha 1/3 do vaso com brita ou pó de brita para fazer a drenagem e complete com uma camada de composto orgânico e outra com húmus até encher o vaso.