-Fazer uso de fitatos (sementes), fibras, pectina (maçã, pêra, etc), cálcio (leite e derivados), taninos encontrados nos chás e café, e oxalatos presente no chocolate amargo para diminuir a absorção do ferro. -Procurar tomar chá verde antes ou depois das refeições para diminuir a absorção de ferro.
A ferritina baixa significa normalmente indica que os níveis de ferro estão baixos e, por isso, o fígado não produz a ferritina, já que não há ferro disponível para ser armazenado.
Alimentos ricos em ferro de origem vegetal: feijão, abóbora, beterraba, couves e alimentos integrais precisam ser transformados para ser absorvidos pelo organismo, portanto, se você tem ferritina alta deve evitar consumir alimentos ricos em vitamina C juntamente com estes alimentos e na mesma refeição.
Camu-camu. De origem amazonense, é a fruta com maior índice de vitamina C: cerca de 2880 mg 100 g de polpa, contra 40 mg para a mesma quantidade de laranja. A fruta é rica em potássio, favorecendo a saúde coronária e renal.
2 - Suco de goiaba: Você sabia que a goiaba tem níveis mais altos de vitamina C que a laranja? A fruta tropical fornece três vezes mais do que o requisito diário da substância o que a torna extremamente nutritiva.
Alimentos ricos em vitamina C
Melancia – Super hidratante, é composta por mais de 80% de água, a melancia é uma das frutas que mais contém vitaminas do complexo A e B, além de promover uma verdadeira limpeza tanto no intestino, como no estômago.
Ganha disparada da laranja, pois possui quatro vezes mais vitamina C do que a laranja e o limão. Além de favorecer a defesa imunológica, a goiaba é um excelente antioxidante, prevenindo o envelhecimento das células. A cartela de nutrientes desta fruta é vasta.
O campeão é mesmo o fígado, não importa se de galinha ou de boi. Uma das principais fontes de nove dos 11 tipos de vitamina, essa carne só não contém a C e a E. Em segundo lugar, vêm os ovos em geral, com sete diferentes vitaminas.
As vitaminas e os minerais são elementos inorgânicos que não podem ser produzidos pelo próprio corpo, mas são fundamentais para o bom funcionamento do organismo. Esses nutrientes podem ser encontrados em diversos alimentos, na exposição solar ou em suplementos de reposição.
Além de extremamente saboroso e uma ótima opção para quem está de dieta, o salmão é o alimento marinho com maior dose de vitamina D.