150 dias
A amontoa é o processo no qual o solo é movimentado e direcionado para a base das plantas em ambos os lados da fileira de plantas, formando um camalhão com cerca de 20 cm de altura, estimulando o desenvolvimento de estolões e protegendo os tubérculos do sol, além de também auxiliar no controle das plantas daninhas.
Técnica utilizada na agricultura que consiste na colocação de peças de bambu, varas de madeira ou de outro material junto ao caule das plantas com a finalidade de escorá-la e orientar seu crescimento.
Os tratos culturais são práticas que proporcionam melhores condições para o crescimento e desenvolvimento da cultura. Durante o ciclo da batata-doce, do seu plantio até a colheita, é necessário adotar práticas visando obter ganhos em produtividade e ofertar um produto de boa qualidade.
Condução das ramas ou penteamento Essa prática consiste no afastamento das ramas para fora dos sulcos de irrigação e das faixas do terreno reservados ao trânsito. Esta operação deve ser feita até três vezes antes da frutificação.
A polinização é realizada por abelhas, normalmente pela manhã. A presença de abelhas durante a fase de florescimento é fundamental para aumentar o pegamento dos frutos e a produtividade, melhorando a qualidade dos mesmos e reduzindo o número de frutos defeituosos.
O manejo fitossanitário baseia-se na prevenção, criando condições que desfavoreçam o surgimento de doenças e pragas nas plantas cultivadas. Neste sentido, existe um conjunto de estratégias que devem ser adotadas.
Além disso, existem alguns manejos eficientes para a prevenção de plantas daninhas resistentes como: rotação de cultura; manejo, rotação e de herbicidas; utilização de cultivares competitivas; pouco espaçamento; uso de cobertura mortal e controle biológico.
“Controlar as plantas daninhas significa reduzir a infestação utilizando práticas culturais que mais se adaptem às condições da propriedade e que sejam viáveis economicamente, não onerando os custos de produção”. ...
8 maneiras de eliminar as ervas daninhas do seu jardim
Ainda é possível se evitar a resistência das plantas daninhas com algumas ações, como:
A resistência de plantas daninhas foi primeiramente notificada em 1957 com plantas de Commelina diffusa (trapoeraba) infestantes na cultura da cana-de-açúcar, no Havaí, com o herbicida 2,4D, que tem como mecanismo de ação de mimetizar auxinas.
O controle de plantas daninhas com o uso de herbicidas tem como principais vantagens a eficácia de controle elevada e o rendimento operacional superior ao obtido com as ações de controle mecânico.
Erva daninha é o termo utilizado para descrever uma planta, muitas vezes, mas não sempre, exótica, que nasce espontaneamente em local e momento indesejados, podendo interferir negativamente na agricultura.
8 super benefícios da beldroega e como usar
Seu formato lembra ao de um cérebro e é justamente esta área onde a planta age. Feito por infusão, o chá é bom para a memória e cognição, mas também diminui a ansiedade e a irritabilidade. “Ela tem o formato de um cérebro. É uma planta tônica do sistema nervoso.
O jucá é uma planta de origem brasileira, muito usada popularmente para tratamento de várias doenças e problemas de saúde, como: