A calopsita ou caturra (Nymphicus hollandicus) é uma das aves de companhia mais populares no Brasil. Esta ave pertence à ordem Psittaciformes, mesma ordem dos papagaios, cacatuas, periquitos etc. Esta popularidade é devida principalmente à personalidade dela aliada à sua beleza. São aves muito sociáveis entre a sua espécie e até outras. Quando criadas desde pequenas pelo ser humano elas ficam bem mansinhas dando um excelente animal de companhia. São aves bastante ativas, que assobiam, gritam e podem até imitar vários sons que oiçam frequentemente, como a campainha de casa ou até alguns nomes.
A ave tem tamanho de médio a pequeno, podendo ser encontrada em diversas cores. A variedade de tons, segundo a profissional, é motivada pelas mutações que a espécie, única, teve ao longo do tempo — e que seguem até hoje.
Essas aves amam conversar com seus tutores – ou quase isso! Na verdade, quando você ouve a calopsita falando, ela está repetindo o que aprendeu ao imitar as pessoas. É o caso dos papagaios, por exemplo.
Olá, Daniel! Como vai? Conversamos com o nosso especialista em animais silvestres e exóticos Tiago Calil e ele deu uma dica muito legal: o que pode amenizar essa questão é colocar uma quantidade de alimento sem lotar a capacidade do comedouro, o suficiente para preencher o fundo. O aproveitamento não será de 100%, pois é uma característica das aves se alimentarem dessa forma com esse alimento. Esperamos ter ajudado!
Da ordem psitaciforme, a calopsita é bastante esperta e faz jus à sua popularidade como boa imitadora de sons. Segundo a médica veterinária Estéfanni Pinheiro, a ave vocaliza por meio de assobios e gritos da espécie. "Muitas chegam até a imitar sons que ouvem com frequência", pontua.
A Cobasi é mais do que uma pet shop online. Nós abastecemos a parte divertida do seu lar e conectamos você com o que há de melhor na vida. Aqui você encontra uma diversidade incrível de produtos essencial para cães, gatos, roedores, aves e outros animais, além de tudo para aquarismo, jardinagem e casa.
Uma rotina com atividades, boa alimentação, visitas periódicas ao veterinário e atenção frequente para a limpeza da gaiola e outros elementos do pet são fundamentais para a ave e impactam diretamente na sua expectativa de vida.
Os momentos de convivência com o seu tutor estão entre os passatempos preferidos da ave. Afinal, ela adora criar laços com aqueles que vivem ao seu redor e não gosta de ficar muito tempo sozinha. Por isso, ela não é o pet ideal para quem viaja muito ou passa o dia todo fora.
Há mais de 20 variações diferentes de calopsitas pelo mundo, o que torna a criação da espécie ainda mais interessante e divertida. Confira a lista das principais variedades do pet:
O animal pode aprender a cantar e falar por repetição e facilidade — termos mais complicados podem não ser assimilados facilmente pela ave. Além disso, o criador deve ter cuidado com o treinamento, a ser realizado de modo restrito.
Uma dúvida que surge para os tutores do passarinho é sobre ações não tão recorrentes, entre elas, a tremedeira. A calopsita é muito atenta e pode se assustar com facilidade. Assim, em momentos de tensão, essa ave tende a tremer e eriçar sua crista para mostrar que está desconfiada e apreensiva.
Boa tarde! gostei da explicação fiquei muito interessado,eu tenho criação de calopsita eu tô sempre procurando me informar respeito tenho muito cuidado com as minhas que eu amo e eu tenho criação para venda.e às vezes acontece não sei se é porque as calopsita fica muito estressada ela começa a querer tirar a pena dos filhotes e que eu aí eu separo a mãe dos filhotes. Procuro cuidar dos meus bichinhos com amor e carinho
Dada a grande mistura por cruzamentos de mutações, a ave perdeu características de dimorfismo com coloração. Isso fez com que a descoberta do sexo do animal fosse dificultada com o passar dos anos.
Apesar disso, tal como todos os animais, estão sujeitas ao aparecimento de diversos problemas ou doenças. Todo o tipo de problemas podem surgir, desde doenças parasitárias, infecciosas e até mesmo problemas comportamentais.
Parabéns. Fiquei encantada e enriquecida com tantas descobertas. Só não gostei quando li que as frutas são dadas sem sementes e, minha calopsita come todas as sementes de frutas, menos de mamão.
Você deverá se preocupar com a saúde de suas calopsitas se elas ficarem inativas, com as penas eriçadas, ou se mostrar quaisquer sinais de perda de peso. A perda de peso poderá ser rápida e fatal.
A criação, inclusive, é permitida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), que listou a espécie como pertencente à fauna doméstica em portaria de julho de 1998.
Eunice, como vai? Muito legal saber do seu carinho pelos seus pets. Para resolver a situação das calopsitas estressadas, sugerimos que procure um médico veterinário para indicar o melhor tratamento.
Existe uma enormidade de brinquedos e alimentos para a sua calopsita, confira alguns dos melhores clicando aqui.
Calopsita adulta mansa: essa é a mais simples, pois basta estender o seu dedo para que ela agarre como se ele fosse um galho; Calopsita adulta arisca: as que não foram domesticadas podem apresentar um comportamento bastante arisco, dando verdadeiras bicadas em quem tentar segurá-las.
Nomes para calopsita macho e fêmea com a letra B
O Ibama controla os animais silvestres (pertencentes a nossa flora) e os animais exóticos (pertencente a flora de outros países). Parte da referência até mesmo do próprio site oficial do IBAMA, como claramente pode-se ser visto. ...
9-) Qual a melhor idade para comprar um filhote de calopsita? O ideal é adquirir a ave entre 2º e 4º mês de vida, aquece la, manter a dieta e checar se a ave gosta de você. Aos 30 após a compra a ave já da sinais que considera você como parte do bando. Raramente a ave rejeita o proprietário.
Para criar pássaros, é necessário ter licença especial São elas: Manom, Mandarim, Diamente Gold, Canário, Periquito, Calopsita e Rolinha Diamante. As demais espécies precisam da licença especial para comercialização, seja silvestre ou exótica, explica a médica-veterinária Cinthya Ugliara.
Quando você comprar a sua calopsita, peça informações sobre como eles administravam a alimentação, pois qualquer mudança drástica pode ser perigosa. É indicado que você meça a quantidade do alimento que vá servir e deixar a disposição da sua ave, isso facilitará o controle do que ela consumir ou não.
Compre uma gaiola e equipamentos para a calopsita.
Entre 13 e 15 dias, os ovos eclodem. Filhotes - Assim que as avezinhas empenam as asas e a cabeça, é hora de "criá-las no bico", para torná-las mais dóceis. Separe as crias dos pais e dê às pequenas calopsitas um mingau preparado com um pó comprado em lojas especializadas e misturado com água morna.
Nas gaiolas, o interessante é ter balanços – estes podem ser de madeira ou de plástico – argolas coloridas e escadinhas, também de madeira ou plástico (as de madeira são mais resistentes). Tocas ou redes e bolinhas de plástico com chocalhos em seu interior também são muito apreciadas pelas calopsitas.
Veja algumas dicas:
Pode ocorrer várias cópulas por dia, embora apenas uma bem sucedida seja suficiente para fertilizar todos os ovos. Nesse período, que dura vários dias, a fêmea passa a entrar mais vezes no ninho e permanece cada vez mais tempo lá dentro. É o indício de que a postura dos ovos deverá ocorrer brevemente.