25 sinônimos de eficácia para 4 sentidos da palavra eficácia: Eficiência: 1 êxito, efetividade, ação, efeito, energia, força, eficiência, poder, valência, validade, vigência.
Ser eficiente é produzir o efeito esperado. Já eficácia significa uma virtude de tornar efetivo ou real. A eficiência, usualmente utilizada na expressão “eficiência energética”, é o ato de “fazer certo as coisas”, enquanto a eficácia consiste em “fazer as coisas certas”.
A diferença entre eficácia e eficiência é que a eficácia refere-se a fazer a tarefa certa, completar atividades e alcançar metas. Já a eficiência é sobre fazer as coisas de forma otimizada, de maneira mais rápida ou com menos gastos. ... Eficaz (adj.)
Por exemplo, um funcionário que chega todos os dias no horário certo para trabalhar, que preenche um formulário de forma correta, que entrega uma mercadoria ao seu destino etc. é considerado eficiente, já que ele cumpriu adequadamente com algo esperado. Já a eficácia vai mais além.
Nesse sentido:
Assim sendo, o termo efetividade tem outro significado, sendo utilizado para medir o efeito de um medicamento na terapêutica, ou seja em condições "reais" da população como um todo, ao contrário do que é avaliado durante os ensaios clínicos controlados, quando os pacientes envolvidos foram rigorosamente selecionados2.
São 4 conceitos relativos a entrega de resultados em função dos recursos empregados, cada um deles referentes a diferentes parâmetros, assim, eficiente é fazer mais com menos; eficácia é atingir os objetivos na totalidade, produtividade é a capacidade de produzir e a competitividade é a capacidade de superar seus ...
O eficaz faz o que é certo para atingir o objetivo inicialmente planejado. ... Efetivo é o que tem a habilidade de ser eficiente e eficaz ao mesmo tempo. Efetividade consiste em fazer o que deve ser feito, com qualidade, utilizando os recursos da melhor maneira possível para atingir o objetivo inicialmente proposto.
Ser efetivo é fazer coisas que dão resultados. ... Embora algumas pessoas possam ter uma propensão maior à organização, o fato é que todo mundo pode aprender a ser efetivo. Pessoas que até têm uma característica natural no sentido da efetividade, mas não aplicam isso, acabam não sendo efetivas de fato.
Eles representam a interiorização dos princípios corretos nos quais se baseiam o sucesso e a felicidade duradoura. A palavra paradigma vem do grego e significa modelo, teoria, percepção, modeloou pressuposto de referência. Em um sentido geral, é a maneira como vemos o mundo.
Paradigma (do latim tardio paradigma, do grego παράδειγμα, derivado de παραδείκνυμι «mostrar, apresentar, confrontar») é um conceito das ciências e da epistemologia (a teoria do conhecimento) que define um exemplo típico ou modelo de algo. É a representação de um padrão a ser seguido.
4- Paradigma da inclusão — modelo social da deficiência Este modelo social surge quando o modelo médico não consegue avançar no tratamento das pessoas com deficiência.
Quando um mudança de paradigma se completa, um cientista não pode, por exemplo, rejeitar a teoria germinal das doenças para, colocar a possibilidade de que o miasma cause doenças, ou ,rejeitar a óptica e física modernas para indicar que o éter é o meio propagador de luz. ...
Os paradigmas tanto podem limitar as ações de um pessoa, assim como, podem fazer com que ela consiga alcançar novos patamares em sua vida. Assim, podemos dar como exemplo paradigmas religiosos, como por exemplo, a crença em Cristo e Seus mandamentos, paradigmas culturais, como por exemplo, tradições de um povoado.
Basicamente, existem seis principais tipos de paradigmas. A depender da linguagem de programação utilizada, pode-se usar mais de um deles. Os primeiros foram os paradigmas dos tipos imperativo e declarativo. A partir deles é que todos os outros foram derivados.
O paradigma imperativo de linguagens de programação pode ser encontrado, por exemplo, nas linguagens Fortran, Cobol, Basic, Pascal, Modula-2, C e Ada....As linguagens escolhidas para realização de uma análise comparativa são:
A POO é um dos 4 principais paradigmas de programação (as outras são programação imperativa, funcional e lógica). Os objetos são operados com o conceito de 'this' (isto) ou 'self' (si), de forma que seus métodos (muitas vezes) modifiquem os dados da própria instância.
Paradigmas são uma categoria de “ideias” Ou seja, eles não existem no mundo real. Podemos encontrar objetos em forma de triângulos no mundo físico, mas não podemos encontrar “triângulo” no mundo físico. Nesta visão, paradigmas, teorias científicas, filosofias e matemática nunca podem ser “verdadeiras”.
Ou seja, um paradigma de programação é um estilo paradigmático de programar. Ele fornece a visão que o programador possui sobre a estruturação e execução do programa. Até o momento, nós vamos falar sobre 4 paradigmas de programação: imperativo, orientado a objetos, funcional e declarativo.
Alguns dos principais paradigmas utilizados hoje no mercado:
programação orientada ao objeto
Os principais tipos de linguagens de programação